Elefante Recomenda

O Despertar do Guardião, Dafne Freitas — Resenha

Capa para PerfilFAce

Livro cedido pela editora
Título: O Despertar do Guardião
Série: A Saga da Legião Branca
Autor: Dáfne Freitas
ISBN: 9788542805512
Ano: 2015
Páginas: 400
Editora: Novo Século

 

No pequeno planeta Gondorle, o capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, vê-se diante de um dilema: manter-se ao lado do rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a princesa a salvo. Salvar o reino parecia o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos.

A história se inicia com uma decisão difícil, que reúne, pela primeira vez, os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprender a trabalhar juntos e a confiar uns nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, em um incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino.

Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O Despertar do Guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios ao redor da lenda da grande Legião Branca.

Resenha

O Elefante Voador não dá spoiler e sim, nossa opinião sobre a obra, ok? Vamos lá!

A história se passa num planeta distante chamado Gondorle, com sistema de governo monárquico e, ao que pudemos perceber, com tecnologia bastante avançada. Por ser algo fora de nossa realidade, demoramos para assimilar o que há de semelhante e diferente ao planeta Terra. Cada vez que surgem descrições sobre os planetas envolvidos (há outros além de Gondorle) levamos um pequeno “susto”.

 

Logo no inicio da trama surgem questionamentos sobre a índole de um dos personagens: Dimitri. Esse foi um dos únicos momentos que sente-se algo um pouco óbvio, através dos diálogos entre o Rei Luca e seu capitão, vimos que o rei estava depositando sua confiança cegamente em Dimitri e, assim, as coisas não acabariam bem.

Conforme os outros personagens vão sendo apresentados, o contexto vai se formando e percebemos os conflitos. Dessa forma, vamos nos simpatizando com o enredo e a curiosidade vai sendo atiçada para saber qual será o rumo da história. A intriga política e o jogo pelo poder são muito bem estruturados. 😉

Há um leve estranhamento em relação ao nome de alguns personagens. A história se passa em outro planeta, mas é difícil se manter firme nesta ideia uma vez que nos deparamos com nomes tão comuns do nosso dia a dia como Bruna, Carol, Beto. Esse estranhamento é apenas no começo, com o passar das páginas, mergulha-se na história e a personalidade de cada um se sobressalta, fica-se completamente envolvido com as aventuras.

“Teve momentos que cheguei a sofrer muito junto com os personagens.

A vontade era de gritar: Dáfne Freitas pare de maltratar meus sentimentos!!!!”

(Cintia Rodrigues)

Cintia: Meu personagem preferido é Héricles, o capitão da Guarda Real. Achei o personagem mais bem desenvolvido, a personalidade bem trabalhada. A autora quase te convence de que ele realmente existe. Ele precisa fazer uma escolha muito difícil ainda no início da história e, a partir daí, todo o resto vem em consequência desta escolha. É muito interessante ver como ele lida com essa responsabilidade, alternando momentos de dúvida, culpa e depois de total certeza de que fez a escolha correta. Nova foi uma surpresa! A imagem que é passada dele nos primeiros capítulos nos leva a acreditar em algo totalmente fora da realidade. É meu segundo personagem preferido. Os outros personagens também são bastante cativantes como, por exemplo, a Princesa Si. Gostei de acompanhar o amadurecimento dela conforme os acontecimentos foram se desenrolando. Zira tem uma personalidade única e é a que mais me divertiu ao longo da leitura. Só achei que os trechos com Rei Luca deixaram um pouco a desejar =\

H+®ricle Frase c+¦pia

Isis: Minha personagem favorita é a Zira, ela faz parte dos “rebeldes”, tem uma personalidade forte, um jeito durona, um tanto desconfiada, mas quando precisa é bem carinhosa, atenciosa e amiga. Por ter nascido em “outro planeta” tem características únicas, imagino-a de mil formas, dá vontade de desenhá-la para ver essa mulher num mundo real e ter os seus poderes 😉 . Gosto bastante da Bruna e da princesa Si, que vão se fortalecendo e amadurecendo, e é muito bacana acompanhar a evolução delas durante a trama.

Zira Frase 01

Dáfne tem uma maneira bem objetiva de contar a história, sem muitos rodeios, o que prende a atenção. A todo momento está acontecendo alguma coisa. Mas, em algumas partes, sente-se falta de uma leve pausa nesse ritmo, em determinados momentos perde-se a noção da linha cronológica. Não temos o “ano” que se passam as situações, apenas a idade dos personagens, que também não nos ajudam muito, há jovens de “500 anos” e velhos de “2000 anos”, não conseguimos ter uma comparação com a idade humana, faltou sincronia quanto a isso.

O enredo tem romance na dose certa. Sem muita melação, com o suficiente para entender a motivação dos personagens ao longo da narrativa. Conseguimos nos enxergar ou lembrar de pessoas próximas que já viveram a mesma situação no campo amoroso.

É uma história cheia de reviravoltas, faz você ficar com o coração na mão. Nas partes que você pensa “vai ficar tudo bem”, acontece algo com que nossos queridos protagonistas fiquem em situação de perigo novamente. Dessa forma, você não quer largar o livro até ter certeza de que estará tudo resolvido.

Pela maneira que Dáfne finalizou este primeiro volume, deu a entender que o verdadeiro perigo está apenas começando e muitas aventuras ainda vem pela frente. Por este motivo, estamos curiosíssimas para ler os próximos volumes e saber o desfecho da história, principalmente em relação ao Nova. Qual será o destino do nosso corajoso herói?

Só para dar água na boca, olha só essa seleção das frases marcantes que os personagens dizem ao longo do livro.


Si Frase c+¦pia

Nova - Frase

Fran+ºois Frase c+¦pia

Carol Frase c+¦pia


Livro impresso em:

E-book:


E aí? Está esperando o que para ler “O Despertar do Guardião”?


seal_lomadee

Comente via FB ♥