Elefante Conferiu, Elefante Recomenda

Extraordinário, R.J. Palacio – Resenha

Do Elefante Voador para vocês: a resenha de um dos livros mais lindos que tivemos a oportunidade de ler ♥

wpid-download.jpgAugust (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Páginas: 318
Editora: Intrínseca


Resenha

Se eu pudesse escolher um único livro para que todas as pessoas na Terra lessem ao menos uma vez na vida, minha escolha seria Extraordinário, de R. J. Palacio.

O livro te transporta para o olhar de uma criança, August, que nasceu com uma deformidade no rosto e, mesmo após várias cirurgias, sua aparência ainda era muito fora dos padrões. Na história, Auggie vai começar a frequentar a escola pela primeira vez e se depara com o preconceito dos colegas de classe, entre outras situações bem embaraçosas.

Em alguns momentos, a narrativa alterna de August para seus amigos e familiares. E é bem emocionante descobrir como cada um deles lida com a condição do garoto.

Conforme lemos, somos surpreendidos por situações em que vivemos no dia a dia e que acabamos sendo preconceituosos, muitas vezes sem perceber. As vezes, um olhar basta. Palavras são muito poderosas: elas podem ferir assim como podem alegrar alguém. O poder está em nossas mãos.

Além disso, encontramos no livros vários preceitos, que são frases que prof. de Auggie, o sr. Browne, apresenta aos alunos na intenção de servir de orientação quando precisarem tomar decisões difíceis. Nós selecionamos algumas:

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. — DR. Wayne W. Dyer.

Não tenha amigos que não estejam à sua altura. — Confúcio.

Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. — Blaise Pascal.

O que é belo é bom, e o que é bom em breve será belo. — Safo.

preceito-auggie

 

É impossível não ficar completamente apaixonada pela pessoa doce, otimista e compreensiva que é o August. Que convive com seu problema da forma mais bonita e inspiradora possível. Nos emocionamos, rimos, choramos e enfrentamos os obstáculos junto com ele o tempo todo. É um livro que toca o coração.

O mundo seria realmente um lugar admirável se de fato não nos importássemos com a aparência das pessoas e, ao invés disso, estivéssemos realmente dispostos a conhecê-la de verdade.

Confira o book trailer:

Com uma linguagem simples e objetiva, R. J Palacio deixa sua mensagem ao mundo. Não é uma história para te entreter por algumas horas e só. Este é um daqueles livros que, quando terminamos a leitura, nos sentimos diferentes. Com vontade de ser melhor do que somos e fazer algo de bom pelas pessoas ao nosso redor. É muito amor ♥

Por este motivo, o Elefante Voador recomenda a leitura de Extraordinário. Leiam, compartilhem e passem para frente esse livro tão encantador.

Saiba mais sobre Extraordinário aqui, aqui e aqui. A Editora Intrínseca disponibiliza o primeiro capítulo para leitura. Ficou curioso? Clique aqui.

Ou adquira seu exemplar em versão física:

Ou versão digital – E-book:


seal_lomadee

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥