Elefante Conferiu, Elefante Recomenda

Me Abrace Mais Forte, David Levithan — Resenha

Me Abrace Mais Forte conta a história do espalhafatoso Tiny Cooper. O personagem é tão carismático e conquistou tantos fãs em Will & Will – Um Nome, Um Destino (John Green e David Levithan) que ganhou um livro só seu.

Em Will & Will – Um Nome, Um Destino (2013), Tiny é o melhor amigo de Will Grayson e passa boa parte da história ou vivendo avassaladoras paixões, ou escrevendo um musical baseado em sua vida e que será apresentada no palco do colégio. É justamente este musical que é apresentado no livro Me Abrace Mais Forte. Mesmo quem não leu Will & Will, vai se divertir com a história de Tiny Cooper, pode apostar!

 

Sinopse do livro

downloadUma novela musical do universo de Will & Will – um nome, um destino, escrito em parceria com John Green e o primeiro livro juvenil com protagonista gay a figurar na lista do New York Times. Em Me abrace mais forte, o personagem Tiny Cooper, um dos mais carismáticos da trama, disponibiliza o roteiro do musical que acompanha sua trajetória: do berçário até o ensino médio. Com participação especial do fantasma de Oscar Wilde, o roteiro revela os detalhes da vida amorosa de Tiny, seu relacionamento com seus vários ex-namorados, a amizade com a babá lésbica, a relação com os pais e o encontro com o amigo Will Grayson.

ISBN-13: 9788501105820
ISBN-10: 8501105821
Ano: 2015 / Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Galera Record

Resenha ♥

A narrativa é em forma de roteiro: com a descrição do cenário, personagens e diálogos. Inclusive ao longo do texto encontramos várias observações de Tiny Cooper, caso algum leitor queira transformar o roteiro em uma peça de verdade. O texto em forma de roteiro teatral te faz imaginar cada cena com todos os detalhes. David Levithan nos faz sentir como se estivéssemos realmente na plateia assistindo. Cheio de referências à cultura gay e pop, e até mesmo de grandes musicais da Broadway, Tiny nos apresenta sua história com muito humor, sentimento e é claro, muito brilho.

Brilho, pessoal. Muito brilho. Não sejam avarentos com o brilho. O motivo de as drag queens gostarem tanto de brilho é que a purpurina é uma coisa barata. — Tiny.

O musical Me Abrace Mais Forte é dividido em dois grandes atos: o primeiro conta desde o nascimento e infância de Tiny até o ensino médio. Onde o autor deixa bem claro que ele sempre soube que era diferente dos outros garotos por duas razões: além de ser muito grande para sua idade, ele também é gay. O problema era se assumir.

AmyAxjMPCFml10ZxTZDKaXHhJoOa6gSyc1y2FucrU_TA

O texto alterna momentos cômicos e divertidos, momentos glamourosos dignos de Tiny Cooper, e outros mais tensos envolvendo preconceito com sua aparência e orientação sexual. Creio que a emoção do primeiro ato está na aceitação de sua homossexualidade por parte da família, dos amigos, do time de futebol americano da escola e principalmente por ele mesmo.

Cada cena é um espetáculo a parte, cheio de brilho, músicas e lições de vida. Uma vez que Tiny se aceitou como realmente era e se assumiu, encerra-se o primeiro ato e inicia-se o segundo: a busca do garoto pelo verdadeiro amor.

Eu nasci desse jeito
E consegui me manter assim.
Agora, embarco em busca do amor.
Em busca do amor eu vou sim! — Tiny.

Nesta segunda parte, somos apresentados a cada um de seus 18 ex-namorados (DE-ZO-I-TO!!!). Desde a expectativa ingênua sobre primeiro encontro, a entrega de corpo, alma e coração de Tiny em seus relacionamentos, até as rejeições, os términos dolorosos. Muitas situações parecem até familiares para algumas pessoas pois é contada de forma muito sincera e humana. Cheia de sentimentos. Talvez a parte mais aguardada desta parte é quando finalmente Tiny fala do relacionamento com Will (não o seu melhor amigo, o outro Will).

Você não está apaixonado por mim. Está apaixonado por minha carência. — Will.

Mesmo após este término, o mais triste entre os 18, finalmente Tiny entende o que é ser um inteiro e não uma metade procurando por outra metade. Após muitos conselhos de Lynda, sua babá lésbica e do fantasma de Oscar Wilde, ele finalmente percebe que não precisa de outro alguém para ser feliz, pois está cercado de amor por todos os lados: familiares, amigos e inclusive a música que ele tanto admira.

Por mais que eu me ame, sempre vou perguntar por que outras pessoas não me amam. Por mais que eu cante, vou me perguntar por que não tem outra voz ali, cantando comigo. — Tiny.

Não caia na armadilha de pensar que as pessoas são metades e não partes inteiras. — Lynda.

Cada relacionamento que ele passa, Tiny se fortalece de alguma maneira. E, apesar de parecer que os términos fazendo com que ele desacredite no amor, na verdade estão fazendo com que ele se ame mais e mais, e encontre o amor em novas possibilidades.

Afinal ele é o fantástico e espetacular Tiny Cooper. Ele vai se jogar quantas vezes for necessário, cair e se machucar quantas vezes for preciso. Na certeza de que sempre terá um abraço forte para segurá-lo. (“Isso é tão Cintia” – “E eu, Isis, concordo rs”)

Você ainda é uma granada sem pino quando sente que o mundo não é perfeito. E eu ainda… toda vez que isso acontece comigo, toda vez que caio no chão, ainda me dói como se nunca tivesse acontecido antes. — Tiny.

Gostei muito do livro, devorei as páginas em poucas (pouquíssimas) horas e durante a leitura me emocionei e me identifiquei em diversos momentos. Quando li Will & Will, imaginava Tiny Cooper como uma pessoa volúvel, que trocava de paixão com a naturalidade de quem troca de camiseta, quando na verdade ele é uma pessoa cheia de amor para dar e que não se cansa de tentar e tentar. Foi maravilhoso entender o que se passa na cabeça do grande Tiny. Seus medos, suas inseguranças, seus triunfos e principalmente seus sentimentos. Além disso, ao longo da narrativa nos deparamos com muitas mensagens bonitas que podemos levar para a vida toda, principalmente sobre autoaceitação, preconceito, amizade e, é claro, amor.

AmWysZsJq6-Jn2Gkog-WIxsS8AkFlKl5KGd3g1nrfKc2

Super indico a leitura ♥

A Editora Galera Record disponibilizou o primeiro capítulo de Me Abrace Mais Forte para leitura. Clique aqui.

Onde comprar?


 

Elefante pergunta: Qual momento da história de Tiny Cooper mais te emocionou?

Comente via FB ♥