O Elefante Voador ama cosplay e sempre que possível, tentamos uma entrevista com algum deles! Na entrevista da vez, chamamos a Thais FF (Franco Forte). Conhecemos a Thais no Anime Friends, em julho, e desde então, mantemos contato (amizades que o Elefante Voador nos proporciona \o/). Ela também esteve presente na Comic Con Experience 2015, e, a seguir, ela nos conta sobre sua experiência como cosplayer, sua ida a CCXP, e até mesmo algumas dicas. Confira:

Elefante Voador: Quem é a Thais FF?

Thais FF: Uma mistura de Peter Pan com bailarina, louca por tecnologia e cultura geek. Tem toque de humor ácido e sarcástico e ela acredita em sereias, porque é óbvio: elas existem!

Thais sereiando
Thais sereiando

Elefante Voador: Quanto tempo se dedica a atividade de cosplay?

Thais FF: Este é o 3° ano que faço cosplay de verdade, mas por dançar a muitos anos, essa história de se caracterizar como personagens já vem de longe.

thaisff_006

Elefante Voador: Quais cosplays já usou em eventos?

Thais FF: Robin Girl, Capitã América, Cat Woman e o último: Thor ou Lady Thor, Thor Girl, “Thora”, rsrs como quiserem chamar.

Elefante Voador: Por que Thor foi o escolhido dessa vez?

Thais FF: Primeiro, porque sempre fui aficionada por mitologia desde criança: grega, romana, nórdica. Segundo, porque gosto muito dos Vingadores e, terceiro, porque gosto de escolher personagens masculinos, que não possuem versões femininas (até eu confeccionar este cosplay, não tinha saído aquela versão do HQ com a Jane Foster); assim tenho mais liberdade de criar o figurino e não ser obrigada a reproduzir com exatidão, mas sim uma inspiração.

Thor-2-Jane_Foster-Official-Wallpaper-HD
Jane Foster em Thor (The Dark World)

Elefante Voador: Você nos disse que confeccionou o cosplay de Thor sozinha. Como foi o processo de criação e construção?

Thais FF: Como disse, por escolher um personagem que “não existia” (Thor versão mulher), fui pesquisando as versões de uniformes antigos e atuais, e fiz um mix. Gosto muito de armaduras (um dia faço um Cavaleiro do Zodíaco), por isso decidi que faria a parte superior inspirada em uma.

thaisff_001

Como danço a muitos anos, preso muito pela mobilidade e que eu tenha liberdade pra me locomover pelos eventos. Importei um material chamado Worbla, que é termo-moldável, fiz os moldes, modelei e pintei. Meu marido me ajudou com os itens de armaduras. Já a capa eu quis reproduzir a atual, com ombreiras e bem imponente, nessa parte entra a minha mãe que me ajuda com a parte da costura.

Optei por não fazer o elmo e utilizar o cabelo solto como no último filme. Botas e calças são de acervo pessoal. Maquiagem, eu mesma faço, e uso lentes claras.

thaisff_003

Elefante Voador: Quanto tempo demora para se transformar em Thor?

Thais FF:  Hoje em dia, menos de 1 hora, porque é só vestir e o maior tempo é gasto com maquiagem e cabelo.

Elefante Voador: Como se sentiu quando estava na Comic Con Experience? O que as pessoas diziam sobre o cosplay?

Thais FF: Infelizmente, este ano passei apenas 4 horas no evento, mas sempre são memoráveis. Adoro ver os estandes que estão cada vez mais grandiosos. Nós que fazemos cosplay acabamos fazendo parte do evento, não só como um mero expectador/visitante. Você vira uma atração também.

thaisff_004

As pessoas querem tirar foto, falar com você, perguntar como você confeccionou, falar sobre o personagem. É uma troca muito legal e o carinho das pessoas é grande. Em geral, as pessoas elogiam meus cosplays.

Depois tem a parte de encontrar outros personagens pela feira , sejam eles da mesma franquia ou de outras, ou até de universos completamente diferentes, como eu (de Thor) e um Woody (do Toy Story), conseguimos fazer fotos incríveis e muito divertidas.

thaisff_007

Elefante Voador: Na sua fanpage, você disse que era a última vez que usaria o cosplay de Thor. Qual será seu próximo cosplay?

Thais FF:  Sim, infelizmente. Eu não reforcei o quanto deveria a parte da armadura, para que ela aguentasse o tranco de horas de caminhada, suor (muito suor), puxões, esbarrões e mãozinhas curiosas (rs); e por isso ele está precisando de uma graaaaande reforma. Vou guardá-lo, se eu tiver tempo, vou reformá-lo, mas atualmente prefiro usar esse tempo pra confeccionar um novo.

Não vou prometer com certeza, mas quero fazer a nova versão do Aquaman. (Espero que até lá não lancem a versão feminina, rs) – [Ficamos curiosas! *.*]

Elefante Voador: Quais os próximos eventos que estará presente?

Thais FF: Ano acabando, ainda curtindo a “deprê-pós-CCXP”, não me atualizei quanto aos eventos do ano que vem. Pretendo começar a confeccionar o novo cosplay, pra que no mínimo em junho/julho esteja pronto pra Anime Friends.

Elefante Voador: Já participou de competições ou faz mais por hobbie?

Thais FF: Não, não gosto de competir. Não porque não ache que meus cos não possuem qualidade para combate, mas porque não é essa a minha intenção mesmo. Faço apenas por diversão.

Elefante Voador: Quais dicas você dá para quem quer começar a fazer cosplay?

Thais FF:  Primeiro: Quer? Faça! Sem apego a essas bobagens de idade, sexo, cor de pele, físico.

Cosplay é pra se divertir, sem preconceitos.

Não tem grana? Faça um “cospobre”! Qual o problema? Um dos melhores cosplays que já vi, foi um cara dentro de um barril de papelão com uma capa de chuva amarela, se referindo ao Pica-Pau descendo as cataratas no barril! Foi hilário demais! Se gastou 10 reais, foi muito.

Com o tempo, vá estudando os personagens, entrando em comunidades de cosplays e se informando melhor.

A comunidade nerd/geek é uma das mais calorosas que conheço na questão “ajudar os amigos”.

Se jogue!

Jogo rápido:

Um livro: A Menina Submersa (ô livrinho perturbador!) – Caitlin R. Kiernan

Um filme: A Origem

Uma música: Sympathy for the Devil – Rolling Stones

Um lugar: Praia

Uma frase: “I lost my head and my heart on the dance floor” (Eu perdi minha cabeça e meu coração na pista de dança)

Um quadrinho: DeadPool

Um/a personagem nacional: Chicó – Auto da Compadecida

Um/a personagem internacional: Dexter

Cosplay: Mais trabalhoso do que imaginam.

Thor: Você é digno??? 😉


 

thaisff_008

Para acompanhar os trabalhos da Thais, acesse:

Facebook: www.facebook.com/blogthaisff

Instagram: @thaisffoficial

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Auggie e Eu, R. J. Palacio — Resenha

Thu Dec 17 , 2015
Quando li Extraordinário, de R. J. Palacio, lembro de ter ficado dias com uma sensação de que tratamos as pessoas da maneira errada. Estamos constantemente […]
Bitnami