O Roller Derby é um esporte praticado por mulheres sobre patins quad (aquele clássico) em uma pista plana ou inclinada, e consiste em uma corrida em volta dessa pista, onde dois times com 5 jogadoras em cada disputam os pontos. Esses pontos são conquistados com muita velocidade e muitos esbarrões em volta da pista.

Das 5 jogadoras, 4 são blockers, que bloqueiam a passagem da jammer (que é quem marca os pontos), atravessando as jogadoras adversárias que estão no pack (nome que recebe o maior grupo de blockers dos dois times que está em jogo).

This_is_Roller_Derby

O esporte nasceu na década de 1930, na época da Grande Depressão. Naquele tempo era constituído somente por corridas em volta da pista e era uma competição mista, porém, os pontos altos da corrida eram justamente os esbarrões que um competidor dava no outro para conseguir fazer a ultrapassagem. Sendo assim, houveram algumas mudanças, agora, um jogo que era apenas corrida, mudou para um jogo de ataque, defesa e resistência, em pista plana (flat track) ou inclinada (banked track).
131029140134-roller-derby-new-york-chiefs-horizontal-gallery

É preciso atitude, são muitos esbarrões, tombos, hematomas, e a maioria usa sempre um codinome divertido, chamado de Derby Name, ao invés de usar seu próprio nome.

Ladies of HellTown SP
Ladies of HellTown SP

 

Confira aqui a entrevista que fiz com a Nathalie Folco, da liga Ladies of Helltown, de São Paulo, que está com as seletivas abertas para quem quiser participar ou apenas conhecer um pouco sobre o Roller Derby, no dia 17 de janeiro (domingo), a partir das 10 horas na marquise do Ibirapuera.

20g_folco
Nathalie Folco. Derby Name: Nat Folcolicious

Elefante Voador – Juliana: Como você conheceu o Roller Derby? Alguma pessoa te apresentou ou conheceu por acaso?

Nathalie: Conheci por meio de uma reportagem em uma revista

Elefante Voador – Ju: Há quanto tempo pratica? Já sabia andar de patins antes de começar a praticar?

Nat: Pratico desde setembro de 2011 e não fazia ideia de como andava de patins rs

Elefante Voador – Ju: As jogadoras usam codinomes diferentes e usam roupas muito estilosas nos jogos. As meninas são livres pra criar seu próprio visual?

Nat: Sim. O roller Derby é um esporte para todos os biotipos: altas, baixas, magras, gordas. Muitas meninas também procuram o roller Derby como uma alternativa mais divertida do que a academia, se sentindo mais à vontade de treinar em um ambiente majoritariamente feminino, e em um esporte feito para elas. Por isso, elas se sentem mais à vontade para usarem as roupas que quiserem – claro que dando preferência para tecidos que facilitem a prática do esporte (como o dry-fit).

Elefante Voador – Ju: Existe algum campeonato brasileiro?

Nat:  A Ladies of HellTown está presente no Brasileirão de Roller Derby desde a sua primeira edição, em 2012. Neste ano, a competição será no Rio Grande do Sul, organizada pela liga Wheels of Fire Roller Derby Club.

Para conhecer mais sobre o Brasileirão de Roller Derby acesse a sua fanpage (clicando aqui) e a liga Wheels of Fire Roller Derby Club (clicando aqui).

Elefante Voador – Ju: Fale um pouco sobre o time Ladies of Helltown.

Nat: O roller Derby começou aqui no Brasil com a fundação da liga Ladies of HellTown, em 2009. A fundadora da liga (Beki Band-Aid) encontrou dados sobre o esporte por acaso na internet e reuniu algumas amigas para iniciar a prática por aqui. Hoje, temos mais de 80 membros. Somos a maior liga do Brasil 🙂

Beki Band-Aid
Beki Band-Aid

Elefante Voador – Ju: Além de patinadores, é possível participar do Roller Derby de alguma outra forma?

Nat: Sim! Estamos a procura de NSOs (Non-Skating Officials, que são os oficiais que trabalham junto aos juízes durante os jogos, sem patins), locutores e voluntários para nos ajudarem com a organização dos jogos. Toda ajuda é sempre bem-vinda! 🙂

Elefante Voador – Ju: Pode fazer um resumo de como funciona uma partida?

Nat: As partidas são realizadas em um circuito oval e têm uma hora de duração, dividida em dois tempos de 30 minutos. Os tempos se dividem em jams (ou rodadas) de até dois minutos cada. As partidas são disputadas entre dois times com cinco meninas na pista, cada um. Uma dessas cinco jogadoras é a Jammer (pontuadora), identificada por uma estrela no capacete, e apenas ela pode pontuar para seu time. As outras quatro jogadoras são blockers (bloqueadoras), e têm a função de impedir a passagem da jammer adversária, e, ao mesmo tempo, facilitar a passagem de sua própria jammer. A jammer pontua ultrapassando as jogadoras do time adversário, a partir da sua segunda volta.

Fotógrafa Pri morales © Ladies of Helltown São Paulo Roller Derby
Fotógrafa Pri morales © Ladies of Helltown São Paulo Roller Derby

Elefante Voador – Ju: Convide nossos leitores à irem conhecer o esporte, e participar da seletiva agora no dia 17 de janeiro!!

Nat: Neste domingo faremos nosso Recrutamento of HellTown! É a melhor oportunidade do ano de entrar pras Ladies e de entender a dinâmica da liga e do esporte. Não conhece? Nós te explicamos tudinho! Não sabe patinar? Não tem problema, a gente te ensina! 🙂

recrutamento_ladiesofhelltown

Evento no facebook: 4º Recrutamento of Helltown


 

Para conhecer mais o Ladies Hell Town, acessem:

Site: ladiesofhelltown.com.br

Facebook: Ladies of Helltown São Paulo Roller Derby

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

O Resgate do Tigre, Colleen Houck — Resenha

Sat Jan 16 , 2016
Fé. Confiança. Desejo. Até onde você iria para libertar a pessoa amada? Kelsey Hayes nunca imaginou que seus 18 anos lhe reservassem experiências tão loucas. […]
Bitnami