A Oasys Cultural nos enviou o exemplar do livro O Mistério Oculto na Terra Negra, da autora fluminense Clarisse Leal, terminamos a leitura e você confere a resenha logo após a sinopse.

Sinopse:

capa livroO Mistério Oculto na Terra Negra começa em 3200 a.C. quando um misterioso objeto cai do céu nas areias do Deserto do Saara, impulsionando o desenvolvimento daquela região do Egito. Uma irmandade secreta se forma para proteger os conhecimentos da ganância e de mãos erradas.

 

Séculos depois nasce a linda e ambiciosa Zenóbia, filha do sheik das quatro tribos do deserto do Sinai. Na adolescência é atraída e manipulada por um mago praticante de magia negra, para que procure o artefato e o entregue a ele. A partir daí, a jovem empreende uma jornada épica na qual usará todos os meios – inclusive a crueldade – para alcançar seus objetivos. Até se deparar com a última barreira: o Amor.

 

Neste romance de aventura com toques de fantasia, Clarisse Leal nos leva a percorrer oásis, tendas e palácios descrevendo ricamente esses cenários. Para redigir o livro, pesquisou sobre Zenóbia – personagem histórico que realmente existiu, reinando de 267 a 274 d.C e que chegou a tomar parte do Egito do Império Romano –, em bibliotecas, museus e livrarias de Nova York e Cairo. O Mistério Oculto na Terra Negra também contém elementos de magia e teosofia, outros dois temas caros à autora.


Resenha:

O livro é dividido em duas partes. A primeira parte é bem curta, conta a história nos anos 3200 a.C. sobre um objeto que cai misteriosamente dos céus no deserto do Saara e que possui uma grande “força” em volta dele, ou seja, foi por conta dele que o Egito começou a sua ascensão nos tempos antigos.

Esse objeto misterioso só pode ser visto por pessoas seletas, e possui um guardião específico, uma pessoa que nasce de tempos em tempos com um dos olhos com uma pupila na vertical (como se fosse de uma cobra). Conta-se que a pessoa com o olho ofídio é treinada desde muito jovem a se sacrificar pelo tal objeto, para que este seja protegido e continue a dar prosperidade ao lugar onde foi deixado. Tanto é que o primeiro personagem apresentado, deseja se livrar de tal cargo, por achar que era muita responsabilidade para alguém tão jovem como ele.

o misterio oculto na terra negra - trecho 001

Na segunda parte do livro, já pulamos para a era 241 d.C. onde encontramos uma menina treinada para ser a rainha do deserto: Bat-Zabbai Júlia Aurélia Zenóbia, mais chamada como Zenóbia ou Bat-Zabbai, o que nos faz lembrar muito a história de Cleópatra. Desde muito nova, ela recebeu todo tipo de educação, desde saber ler, escrever, fazer contas, até mesmo a arte das danças e de defesa pessoal, manipulação de armas.

E com todo esse treinamento, ela sempre foi muito curiosa para descobrir o que o deserto tinha de tão grandioso. Com isso, seu pai lhe dava todos os tipos de presente, um deles é a ida para a cidade de Alexandria.

Ao chegar na cidade de Alexandria, começa a explorar o local e há grandes festividades com a sua presença. Ela mal poderia esperar com os próximos fatos… tem um romance rápido com Nefer, que, após uma noite juntos, ele some e ela descobre-se grávida. Com esse fato, ela não volta para a cidade natal, para que ninguém saiba de sua gravidez, e acaba conhecendo um mago, que conta as lendas do Egito, do misterioso objeto e do poder que ela conquistará se seguir os seus conselhos.

Zenóbia detesta a ideia de ter um filho naquele momento e pensa em diversas formas em abandonar a criança assim que ela nasça. Porém, ao dar a luz, apaixona-se pela bebê, que tem uma característica ímpar: o olho ofídio e promete que não irá largá-la. Acontece uma reviravolta, sua mãe não acha digno que a criança seja criada pela filha irresponsável, e deixa a bebê na casa do pai.

Após esse episódio, Zenóbia volta para sua cidade natal, assume o cargo de seu pai e começa a fazer grandes negociações, com a missão de dominar as terras do deserto, sua curiosidade é cada vez mais atiçada pelo tal objeto misterioso que dizem que lhe dará ainda mais poderes.

Ai que a história começa a engrenar, já que Zenóbia faz várias alianças, planejamentos, sacrifícios e crueldades inimagináveis, até mesmo nos revoltamos com sua gana pelo poder. Quando finalmente chega ao poder, após muitos erros e acertos, ela consegue o caminho para o tal objeto misterioso, ao mesmo tempo que encontra a filha que fora abandonada recém-nascida. Nesse momento, amor e ódio ficam lado a lado. E só lendo para saber o que irá acontecer 😉

o misterio oculto na terra negra - trecho 002

O livro tem muitos capítulos, 153 só na segunda parte, o que inicialmente me incomodou, pois alguns capítulos poderiam ter ficado juntos. Porém, com o passar da história, vi que fez muito sentido eles terem sido construídos dessa forma. É um livro que te deixa com raiva, talvez pelas crueldades, e ao mesmo tempo você quer devorar para saber o desfecho. Para quem gosta de literatura fantasia, com muitas referências a história egípcia e romana, Clarisse Leal pode te surpreender.

Confira o book trailer:


Adquira seu exemplar em:


Elefante pergunta: Você já leu “O Mistério Oculto na Terra Negra”?

One thought on “O Mistério Oculto na Terra Negra, Clarisse Leal | Resenha

  1. Olá, Isis Tomie! Meu nome é Clarisse Leal, sou a autora do livro ” O Mistério Oculto na Terra Negra” e quero agradecer a você, a maravilhosa resenha que escreveu sobre minha obra e a enorme delicadeza com que tratou o meu trabalho.
    Muito obrigada! Uma abraço. Clarisse Leal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Oficina de Construção de Arcades SÓ PARA MENINAS!

Sat Mar 19 , 2016
A Experimentoria junto com a Women Up Games se uniram para ensinar às meninas geeks e gamers como criar seu próprio Arcade na oficina Insert […]
Bitnami