As parcerias que o Elefante Voador estão dando frutos, recebemos o nosso primeiro livro da Primavera Editorial: Marshmallow. Como tinha outros livros na frente, demorei a começá-lo, e, apesar das 487 páginas, eu o devorei em UMA semana e demorei algumas semanas na resenha #fail.

Dai pergunto: Quando o livro é bom, a gente fica ansiosa por devorá-lo, não é mesmo? E foi isso que eu fiz.

Sinopse:

Capa-Marshmallow-Primavera-EditorialQuando Kendra Tamale regressa à Inglaterra, vinda da Austrália, aluga um quarto de Kyle, um homem separado e pai de dois filhos, e começa em um novo emprego. Está ansiosa por começar de novo e levar uma vida simples

Os gêmeos de seis anos de Kyle, Summer e Jaxon, têm ideias diferentes e depressa adotam Kendra como a sua nova mãe – principalmente, por deixá-los comer marshmallows no café da manhã. Kendra acaba por vir fazer parte das suas vidas, apesar de guardar um segredo doloroso que a faz manter toda a gente – sobretudo as crianças – a uma certa distância.

Então, Kendra cruza-se com o homem que partilha o seu horrível segredo e tudo se desmorona: não consegue dormir, não consegue comer, é suspensa do trabalho e as crianças são levadas pela mãe. A única forma de remediar a situação é confessar o terrível erro que cometeu há tantos anos, mas isso é algo que jurou nunca fazer…

Marshmallow é uma história de redenção, esperança e amor encontrado em locais inesperados.


marshmallow_capa_marcador

Resenha:

Kendra é uma mulher com princípios bem definidos em sua mente e em sua vida. Tem um emprego estável na Austrália, porém, tudo começa a mudar quando envolve-se emocionalmente com um homem casado, ela se sente culpada por essa situação e decide retornar a sua tão querida Londres, que já a espera com um emprego dado por sua melhor amiga Gabrielle.

Ao chegar em Londres, torna-se inquilina de Kyle, e vai morar no mesmo quintal. Ele é um homem recém-separado, que vive com seus filhos gêmeos: Summer e Jaxon, de 6 anos. Logo no início da trama Kendra já surpreende-se com a curiosidade das crianças, e sem querer, conquista a confiança dos mesmos. Vemos isso, pois em várias situações as crianças vão até Kendra para pedir algo ao invés de pedir ao próprio pai.

Ela se apega cada dia mais nas crianças e elas a adotam-na como uma grande amiga e segunda mãe, já que a mãe está vivendo em outra cidade e tem contato distante. Kendra quer e não quer esse apego todo, para não se magoar futuramente. Mas em seu consciente, ela diz que as crianças precisam de seu apoio, pois o pai era muito ausente no passado e precisava de um ombro amigo que ajudasse com as crianças.

Mesmo com esse amor todo que Kendra demonstra, ela é bem discreta e fechada quando o assunto são os sentimentos dela e o coração. Não entendemos exatamente o que se passa, sabemos que fora algum trauma vivido anteriormente, na qual ela vai relembrando em muitas passagens do livro, porém, sem nada conclusivo. Deve ser por isso que queremos correr para ler, pois sabemos que não se trata de algo tão simples.

Um dos fatos que me surpreendeu foi: Kendra é negra. A maioria dos livros sempre colocam uma pessoa branca como personagem principal. Isso é dito logo na primeira frase do capítulo um. Aliás, a autora Dorothy Koomson também é negra 😉

Dorothy Koomson
Dorothy Koomson

A história é narrada em primeira pessoa, pela própria Kendra. Quando ela conta os fatos nos divertimos bastante, ela fala o que está se passando e os seus pensamentos dos sentimentos, que vão e voltam a todo instante. A forma como é narrada, é exatamente como nossos pensamentos se comportam no dia-a-dia, uma música, um cheiro ou uma pessoa que nos faz lembrar de algum momento já vivido anteriormente. E não há confusão nessas partes, pois fica bem claro que são seus pensamentos.

É uma leitura com situações fortes e marcantes, fiquei chocada com o que Kendra passou, e tive vontade de abraçá-la muitas vezes para dizer que tudo aquilo passaria e que se ela tivesse pedido apoio pelo menos para alguma pessoa, ela poderia ser ainda mais forte do que ela já é. Senti uma angústia muito grande com o que ela viveu. Quando ela encontra o algoz de toda a situação, sentimos o seu medo na pele, ao mesmo tempo, com o encontro de ambos, ela consegue superar isso tudo (anos depois).

Por conta desse trauma, Kendra tem pouquíssimos amigos próximos, e dificuldades em expressar seus sentimentos. Tanto que na trama, a única amiga de longa data de Kendra é Gabrielle, que também é sua chefe de trabalho e ajuda Kendra a superar suas dificuldades com calma e muita paciência. E Kyle também tem papel importante para que ela consiga expressar o medo vivido anteriormente. Nisso entendemos o significado do subtítulo do livro: “o que pode acontecer quando se abre o coração para completos estranhos”.

Muitas partes do livro ficamos comovidos, como é o caso de quando as crianças ficam algumas semanas sem dar notícias. Se você é uma pessoa emotiva, prepare os lencinhos pois há partes que emocionam e muito!

“— A esperança só é útil se fizermos alguma coisa com ela”

marshmallow_sumario

O livro é em português de Portugal o que estranhei em algumas conjugações verbais e adjetivos, porém, nada que prejudicasse o entendimento, foi uma leitura fácil e tranquila. A diagramação é ótima e a divisão das partes do livro fazem muito sentido, dá um gosto a mais na hora de iniciarmos essas partes novas. O título do livro, Marshmallow, é referente a uma atitude tão simples, fofa e sutil de Kendra com as crianças, que logo nos apaixonamos por eles e por ela.

O desfecho é singelo e sentimos aquele gostinho de quero mais que poderia ser estendido em outro livro como as próximas aventuras de Kendra. Se gostas de uma ficção que poderia muito bem ser realidade, é uma ótima leitura. Devido a direitos autorais, não podemos reproduzir fotos de trechos do livro 🙁 . Fica a dica de livro com frases para suspirarmos e pensarmos para nós mesmos 😉


Encontre Marshmallow em:


Elefante pergunta: E você? Abriria o coração para completos estranhos?


seal_lomadee

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Assassin's Creed - trailer e sequência inicial do filme em exibição especial da FOX!

Tue May 10 , 2016
Um evento especial da FOX exibiu o trailer e a primeira sequência do filme Assassin’s Creed, onde Justin Kurzel cria uma rica experiência cinematográfica e […]
Bitnami