Para começar bem o sábado, trazemos mais uma resenha de David Levithan para vocês! Desta vez, o Elefante Voador teve a oportunidade de ler o lindíssimo Dois garotos se beijando, um dos livros mais vendidos do autor ♥. Conheça um pouco mais sobre a obra:

livroBaseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.

Ano: 2015
Editora:  Galera Record
Gênero: Ficção Estrangeira
Páginas: 224
ISBN: 9788501102096
Preço: R$ 29,00

Leia um trecho disponibilizado pela Galera Record clicando aqui.


Resenha

Até então, eu achava que David Levithan já havia me surpreendido com suas histórias lindas em Will e Will, um nome um destino e Garoto encontra garoto. Eu estava errada. Dois garotos se beijando me surpreendeu de todas as maneiras que acredito ser possível um livro surpreender uma pessoa.

O amor é tão doloroso; como podemos desejar para alguém? E o amor é tão essencial; como podemos atrapalhar o progresso dele?

O primeiro ponto a me chamar a atenção é a narrativa: O livro é narrado por uma geração de pessoas que morreram em decorrência da AIDS e que se tornam espectadores da vida. Eles acompanham particularmente a história de 8 garotos: Neil, Peter, Tariq, Cooper, Ryan, Avery e, finalmente, Craig e Harry, os garotos do beijo.

doisgarotos1

 

Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Eles precisaram ficar se beijando por mais de 32 horas para conseguir atingir seu objetivo e isto não será nada fácil para os dois. Eles querem mostrar ao mundo que o fato de dois garotos se beijarem deveria ser tão comum quando um beijo entre garotos e garotas. Querem provar que são pessoas como todas as outras e que deveriam poder fazer as mesmas coisas que o resto do mundo sem serem repudiados.

Todas as vezes que dói garotos se beijam, o mundo se abre um pouco mais.

As histórias dos outros garotos são tão emocionantes quanto as de Craig e HarryNeil e Peter são namorados. Um tem total aprovação da família, o outro não, Tariq já foi agredido fisicamente por um grupo de homofóbicos. Cooper se vê obrigado a fugir de casa quando seus pais descobrem que ele passava as noites em chats com outros homens. Já Avery acaba de conhecer Ryan e tem receio de que o garoto de seus sonhos não o aceite se descobrir que ele é transexual.

(…) O garoto de cabelo azul o vê, isso é certo. Mas será que vê tudo, ou só o que quer ver? Essa é sempre uma das grandes questões do amor.

A narrativa de David Levithan neste livro é bastante intensa e traz questões como aceitação, preconceito, família, amor, identidade, a necessidade de pertencer. Trata-se de histórias carregadas de sentimento e saudosismo e, de lições sutis que nos fazem terminar da leitura completamente diferentes do que éramos quando começamos.

Há o repentino. Há o definitivo.
Mas, entre eles, há a vida.

doisgarotos2

Dois garotos se beijando se tornou meu livro preferido do autor. Acredito se tratar de um livro que devemos ler e compartilhar com os amigos. E, desta forma, torcer para que os ideais trazidos na obra invadam aos poucos o dia a dia de cada um. E, que dia após dia, as pessoas se tornem mais tolerantes e que o amor seja enxergado exatamente como ele é: universal.

(…) Vai chegar uma época, em que vocês terão os mesmos direitos inalienáveis de seus amigos mais héteros. (…) Vai chegar uma época em que o baile gay não vai precisar ser separado.  (…) Vai chegar uma época em que o evangelho vai ter sido reescrito.
Se vocês fizerem tudo direito, a próxima geração vai ter tantas coisas mais do que vocês.

Onde comprar?


Elefante pergunta: Qual seu livro preferido de David Levithan?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Confira o pôster oficial de Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Sat Jun 18 , 2016
Com estreia prevista para o dia 13 de outubro, Sete Minutos Depois da Meia-Noite (A Monster Calls/EUA, Espanha, 2016), drama de fantasia dirigido por Juan […]
Bitnami