Elefante Conferiu

Enfim, atleta!, Anna Claudia Ramos | Resenha

Este mês, a Paulinas Editora nos enviou um exemplar de Enfim, atleta!, um livro da linha infantil da editora. O livro é de autoria de Anna Claudia Ramos que esteve presente na última edição da Bienal do Livro de São Paulo❤. Conheça um pouco mais sobre a obra:

O livro “Enfim, atleta!” fala sobre um sonho, um sonho que é maior que tudo e empurra a vida na direção de sua realização. A força necessária para a conquista do sonho não pode ser medida; é uma força que vem do coração e enfrenta tudo para que o sonho se realize.
A personagem Antônia nos ensina que algumas coisas que só podem ser aprendidas com muita prática, trabalho intenso e esforço contínuo. Isso é grande parte do que precisamos para realizar algo.

Título: Enfim, atleta!
Autor(a): Anna Claudia Ramos
Ilustrador(a): Rogério Coelho
PAULINAS – LIVROS
Coleção: Magia das Letras – Série Mundo Encantado
Formato: (15,5 x 23,0)
Páginas: 40
Código: 528960
ISNB: 9788535640939
Preço: R$ 28,50


Resenha

Enfim, atleta! é um livro que nos incentiva a nunca desistir de nossos sonhos por mais impossíveis que eles pareçam. A obra contém ilustrações belíssimas de algumas passagens da história (desenhos de Rogério Coelho), que tornam a experiência da leitura ainda mais bonita.

007

O livro conta a história de Antônia, uma garota que, desde pequenininha, sempre sonhou em ser tenista. Infelizmente, Antônia nasceu em uma pequena cidade onde seu sonho parecia uma verdadeira “piada” de tão impossível, já que lá não existia quadras de tênis, nem mesmo equipamentos esportivos do gênero.

Desde pequenininha eu dizia que ia ser tenista. Não sei por quê, mas tenho certeza de que já nasci com essa vontade. […] Ninguém entendia por que eu, uma menina nascida naquele fim de mundo, queria ser tenista.

006

Não foram poucas as vezes que a garota ouviu as pessoas zombarem de seu sonho. Mas ela sempre contou com o apoio da família e, é claro, com seu coração cheio de fé e determinação.

As pessoas têm mania de dizer que a gente tem que desistir de um sonho quando ele parece muito maluco, ou muito grandioso, como diria a Dona Corinha. Eu não concordo.

002

Quando, Antônia precisa se mudar para São Paulo, o que inicialmente parece um pesadelo que implica em deixar sua cidade e a pequena quadra improvisada no quintal de casa feita pelos avós, acaba se tornando a grande oportunidade da garota, enfim, caminhar rumo a realização de seus sonhos.

Aos poucos, fui entendendo que minha vida seria assim, sempre partindo. Tendo de deixar algo que eu amava muito para conquistar uma coisa ainda melhor.

004

Trata-se de um livro cheio de mensagens de esperança e de perseverança. Particularmente acho uma leitura belíssima para incentivar as crianças a cultivarem seus sonhos e lutar por eles sempre que for preciso.

Eu tinha um sonho, e não havia tempo a perder.

005

A narrativa de Enfim, atleta! é em primeira pessoa o que nos aproxima ainda mais da personagem Antônia. A cada nova página torcemos ainda mais para que ela alcance seu objetivo. É uma leitura super agradável e cheia de otimismo.

Antônia, ninguém sabe nada sem aprender e ninguém aprende sem estudar.

003

A autora nos deixa uma lição de que não devemos deixar os sonhos de lado por que as outras pessoas acham que não vamos conseguir realizá-los. Também que não devemos deixar nos abater pelos obstáculos que aparecem no caminho.

Se não houver amor no que estamos fazendo, desistimos rapidamente. Amor e a tal da disciplina.

Outra mensagem passada por Anna Claudia é que o resultado do que alcançamos é relacionado diretamente ao nosso empenho e dedicação. Quanto mais nos esforçarmos e acreditarmos, mais perto de realizar nossos sonhos nós estaremos.

001

Vamos ler Enfim, atleta! para as crianças de nosso convívio: filhos, netos, vizinhos, alunos pois devemos passar adiante mensagens positivas como essas. Devemos incentivar os sonhos das crianças e, os nossos também, afinal, nunca é tarde para ter um sonho realizado ♥.

Gostaram?

Onde comprar:


Elefante pergunta: Qual é o seu maior sonho?

Comente via FB ♥