Elefante Dá a Dica

Lançamentos Paulinas | Setembro 2016

Quem disse que setembro tá acabando? Ainda temos lançamentos de livros para este mês \o/ . A Paulinas Editora nos enviou a lista de seus últimos lançamentos e tem coisa boa chegando por aí, confira:

01Contos de Charles Perrault
Claudio Martins

Este livro apresenta 11 contos do escritor francês Charles Perrault (1628 – 1703), considerado o “Pai da Literatura Infantil”, seguindo sua ordem cronológica de publicação. São textos traduzidos diretamente da versão original, com as ilustrações do pintor e desenhista Gustave Doré que constavam da primeira edição da obra Contos de Perrault, publicada em 1862, por iniciativa de Jules Hetzel. Nesta edição, o leitor entrará em contato com histórias que fundaram o que conhecemos hoje como Contos de Fadas. A Bela Adormecida no Bosque (1695), Chapeuzinho Vermelho (1695), Pequeno Polegar (1697), entre outros clássicos da Literatura Infantil, poderão ser apreciados em sua dimensão original, acompanhados de notas, comentários e anotações de especialistas que constituem um precioso guia de leitura. Essas referências, mais do que situar os leitores atuais no contexto em que foram escritos os contos de Perrault, revelam como a obra do escritor francês, voltada aparentemente ao universo infantil, tem em seu substrato uma reflexão abstrata sobre a conduta humana, cuja moralidade é sua expressão concreta.

Neste sentido, estes 11 contos, que podem ser lidos como pequenos “romances” de aprendizagem, têm um caráter essencialmente iniciático e propõem modelos de conduta que dão um sentido à vida. Trazem em seu bojo, portanto, uma lição que se dirige, de fato, mais aos adultos que às crianças. Cabe ao leitor atento saborear as sutilezas dessa dubiedade: contos para crianças que não são infantis. Esta obra é um convite para apreciar a delicadeza e a elegância do texto imagético de Charles Perrault, tão bem representado pelas ilustrações de Gustave Doré, mas, sobretudo, para desvelar a profunda reflexão sobre a conduta humana escondida sob a rubrica de contos infantis.

ISBN: 9788535639377
Páginas: 434
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (18,0 x 25,0)


thumbAmores que deram certo
Pe. Zezinho, SCJ

Neste seu novo livro, Pe. Zezinho, scj escreve sobre os acertos e desacertos dos relacionamentos interpessoais, sobre os sonhos de felicidade que se tornaram realidade e aqueles em que a decepção ou outros desejos levaram ao desenlace. A obra é composta de textos breves, de fácil leitura, em que o autor começa refletindo sobre a suave e difícil arte de amar, aborda questões relativas a matrimônio, sexualidade e ternura, e termina tratando de misericórdia e perdão. A proposta é que nos aproximemos cada vez mais dos ensinamentos de Jesus e nos amemos como ele nos amou, de uma forma mais serena, mais gratuita e mais gratificante. Ao final, oferece indicações de alguns outros livros para quem desejar aprofundar-se no tema.

ISBN: 9788535641967
Páginas: 272
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (15,5 x 23,0)


Alcoolismo: como superar e manter a abstinência
John McMahon

thumb-3O livro é escrito por um ex-alcoólatra, o que confere ao texto o argumento de autoridade. Ele explica, passo a passo, como a pessoa pode superar o vício sozinha – o que pode ser simples, mas não fácil, pois requer muito esforço e persistência. Mostra como e porque a bebida se transforma num problema, e os diversos efeitos que o abuso do álcool causa à saúde. Segundo o autor, não é preciso confessar-se alcoólatra, mas aceitar que a bebida tem lhe causado problemas; da mesma forma, não é necessário assumir o compromisso de parar totalmente de beber, mas, diante dos problemas vislumbrados, talvez seja o caso de diminuir as doses e/ou a frequência com que bebe.

O primeiro passo, então, é medir o grau de compulsão para a bebida e, para isso, há um teste simples. Se o leitor achar que, realmente, anda bebendo demais, o segundo passo é analisar os efeitos positivos e negativos nos vários aspectos de sua vida e descobrir motivações para a sua mudança de comportamento. A seguir, é hora de estabelecer metas (que podem ser diminuir a quantidade de doses ou a frequência semanal), destacando a importância de manter-se sóbrio o maior tempo possível e que, nesse momento inicial, o apoio da família e dos amigos é fundamental (tanto para evitar as tentações como para ajudar nos momentos de fraqueza). Nesse sentido, apresenta dicas de como enfrentar os primeiros dias e a primeira semana – período crítico, em que a falta de álcool pode causar mal-estar físico e emocional – como evitar as recaídas e, se elas acontecerem, como superá-las. Ao final, ensina como manter a abstinência, enfrentando a realidade que pode trazer à tona, eventualmente, problemas emocionais ou familiares que antes estavam literalmente “submersos” na bebida. O último capítulo é dedicado à família, com informações importantes sobre o processo de mudança.

ISBN: 9788535641899
Páginas: 96
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (12,5 x 18,0)


thumb-1Francisco: o arauto de Deus
Gianluigi Pasquale

Esta nova biografia sobre São Francisco de Assis dirige-se a um público mais jovem/contemporâneo. A título de “prefácio”, apresenta uma entrevista com o Papa Francisco, que de certa forma atualiza a mensagem franciscana e justifica a escolha de seu nome e suas atitudes à frente da Igreja. A seguir, o livro é dividido em três partes: a vida, a mensagem, a atualidade, que percorrem a história do Pobrezinho de Assis desde seu nascimento, sua juventude sem grandes preocupações, as transformações pelas quais passa a partir da visão do Crucificado e o legado de sua mensagem, que continua atual e constitui-se modelo de vida cristã para as pessoas de hoje, que buscam a Deus, preocupam-se com a vida em comunidade e o respeito à vida e à criação. O texto é simples, direto e de fácil leitura, bastante agradável e atual.

ISBN: 9788535642056
Páginas: 160
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (13,5 x 20,0)


thumb-4Comunicação na Liturgia
Ivonete Kurten

O mistério de Deus se revela na Palavra e no Memorial Pascal de Jesus que a liturgia celebra em seus ritos e símbolos. A Igreja tem o espaço privilegiado da liturgia como meio de transmitir a Boa-Nova de Jesus às novas gerações. A Igreja, ao aprimorar a comunicação através de seus ritos e símbolos, responde eficazmente às necessidades das pessoas de se sentirem envolvidas no mistério celebrado. As pessoas, ao participarem da liturgia, são levadas a se encontrarem consigo, com Deus, com os outros e com as coisas, interagindo e se comprometendo com a vida da comunidade.

ISBN: 9788535642094
Páginas: 104
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (13,5 x 20,0)


Dica de leitura – Dia de conscientização para o Alzheimer ♥ (21 de setembro)

Hoje, 21 de setembro, é o Dia de conscientização para o Alzheimer que tem como objetivo  divulgar a Doença de Alzheimer e contribuir para o constante investimento no tratamento de pacientes e apoio aos familiares-cuidadores. Apesar de não ser um lançamento deste mês, temos um título da Paulinas Editora que merece destaque.

thumb-2Alzheimer – A história da doença e a vida do médico que a descobriu
M.A Sánchez-Ostiz

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge o cérebro e causa perda da memória, alterações do humor, confusão mental e, consequentemente, problemas relacionados à fala, à escrita, e à noção de tempo e espaço entre outros sintomas. Foi descrita pela primeira vez por um médico alemão, chamado Alois Alzheimer, de quem recebeu o nome. É a principal causa de demência entre idosos e, embora existam tratamentos para conter o seu avanço e proporcionar melhor qualidade de vida ao doente, os neurocientistas ainda não conseguiram descobrir sua causa ou propor medidas de prevenção e cura.

Se já é difícil para os adultos lidar com os transtornos causados por tal doença, para as crianças torna-se muito mais complicado e assustador entender como e porque um familiar subitamente passa a agir de forma estranha, às vezes até com agressividade, e deixa de reconhecer as pessoas e os objetos de seu cotidiano. Dirigido ao público infanto-juvenil, este livro conta a história do médico que descobriu tal doença e explica, de forma acessível e lúdica, o que é o Mal de Alzheimer e quais os seus principais sintomas. Assim a criança tem condições de compreender o comportamento de seu ente querido e sentir-se confiante para tratá-lo com o carinho que sempre lhe devotou, sabendo que isso é algo que nunca deixará de ser reconhecido. Além disso, ainda traz atividades e brincadeiras que podem ser realizadas em casa ou na escola, promovendo a interação entre as crianças e os adultos.

ISBN: 978-85-356-3536-2
Páginas: 144
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (24,0 x 22,0)


Elefante pergunta: Qual é seu título preferido entre os lançamentos de setembro da Paulinas Editora?

Comente via FB ♥