A Bienal do Livro foi um evento incrível para conhecermos muitas pessoas, principalmente novos autores, e dessa forma, conhecemos o autor Robson Gabriel! Com muita simpatia, ele nos contou sobre o seu livro, e fiquei extremamente curiosa pelo drama de Imperfeito.

imperfeito-robson-gabriel-5

Não tive dúvidas, e foi um dos livros que comprei na Bienal. Fiz questão de passar o livro a frente da minha lista de leituras e me surpreendeu positivamente ter adiantado essa leitura. Confira a sinopse e depois a resenha:

imperfeito-robson-gabriel-6Sinopse: Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu. O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos. Um lhe garante a possibilidade de ser feliz, o outro o obriga a manter uma parte de si oculta de todos ao seu redor. Dan está cheio de dúvidas e angústias difíceis demais para um garoto de apenas 18 anos enfrentar. Para sair desse cenário triste, ele vai precisar tomar a mais simples e mais marcante decisão de sua vida.

IMPERFEITO é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível. A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores.

Capa comum: 224 páginas
Editora: Astral Cultural; Edição: 1ª (26 de agosto de 2016)
Idioma: Português
ISBN-10: 858246410X
ISBN-13: 978-8582464106
Dimensões do produto: 22,8 x 15,6 x 1,8 cm
Peso do produto: 322 g


Resenha Imperfeito:

Imperfeito é um daqueles livros bem nostálgicos pra mim pois se passa naquela transição entre saída do colegial (atual Ensino Médio) para a entrada da faculdade. PS: Eu entrei na faculdade a 10 anos atrás 😛

De uma forma divertida, Daniel, o protagonista do romance, inicia o livro nos contando de como ele sentiu atração por um garoto pela primeira vez e depois como foi a festa de despedida de sua turma, desde a preparação até as brincadeiras que aconteceram que o deixaram instigado.

Dan não sabe ao certo sobre sua sexualidade, e ao beijar seu melhor amigo de escola Anderson na brincadeira “Verdade ou Desafio”, aquilo o desperta de uma tal maneira, que ele começa a sentir algo diferente dentro dele. Por estarem alcoolizados, ele finge não ter gostado daquele beijo e se afasta bruscamente do amigo.

Passado esse episódio, começa a maratona de resultado de vestibulares e Dan muito pedante, diz que ele sempre foi o melhor da turma, além de inteligente, tinha um corpo atlético e gostava de se exibir. No outro extremo, ele usava desses artifícios para criar uma máscara de si mesmo. Toda a família achando que ele iria cursar algo relacionado ao corpo, mas ele passa no vestibular de Jornalismo, pois sempre gostou de escrever poemas, de ler e escutar música. Inclusive, há alguns poemas e trechos de música no decorrer da leitura.

Na faculdade que tudo começa a vir a tona. Dan compreende que é homossexual, mas por pressão interna, ele diz que não pode revelar isso ao mundo. Tanto é que ele se força a ficar com uma veterana para fingir ser hétero e mostrar isso para todos.

imperfeito-robson-gabriel-2

Como essa máscara o sufoca, Dan tem vários momentos de raiva, bate na parede, se machuca e consequentemente acaba machucando quem está ao seu redor. E essa vontade de se esconder aumenta ainda mais quando descobre que sua mãe é preconceituosa. Em uma conversa, ela comenta com uma amiga que prefere ter um filho drogado a um filho gay (triste isso, não?! Mas, tem famílias que ainda hoje pensam assim).

Paralelamente a tudo isso, com esses baques que o fazem sofrer silenciosamente, Bernardo surge em seu caminho novamente (eles tinham se conhecido antes aleatoriamente), e a paixão nasce de uma maneira grandiosa que Dan não consegue segurar.

imperfeito-robson-gabriel-3

Porém, Bernardo só aceita ficar com Dan se ele se assumir para todos, família, amigos, colegas de faculdade. E Dan tem tanto medo de tirar a sua máscara hétero que não consegue fazer isso. Com o desenrolar desse drama, vemos que não será fácil para Dan se assumir, já que ele criara tantas mentiras, que não sabia nem por onde começar a contar as verdades. Ben o apoia para que ele se assuma, mas pede que ele seja rápido.

Dan se enrola tanto para se revelar, que quando se assume para a família, nós pensamos que será tudo tranquilo, mas não… vem o choque, a mãe chora, o pai bate nele com o cinto e Dan é expulso de casa. E o final disso, só lendo pra saber 😉

Ao contrário do que se espera, o autor nos mostra a realidade e a crueldade da nossa sociedade. Temos brigas tensas e o drama de Dan é sim algo que acontece no nosso dia a dia, e nem ficamos sabendo pois isso não “dá ibope”.

Como a trama é na cidade de São Paulo, me fez ter a sensação de estar próxima ao protagonista. Tanto é que tem partes desesperadoras onde Dan fica se machucando (bebe exageradamente, bate na parede, se isola), dá uma vontade enorme de abraçá-lo, apoiá-lo e dizer que tudo irá ficar bem.

Pois é o que eu digo sempre: o amor acima de tudo é o que nos torna mais fortes, além do apoio da família, seja ela biológica ou aquela que nós podemos escolher (nossos amigos, por exemplo). Ter alguém com quem contar é muito importante, portanto, não tenha medo de se revelar, pois por mais imperfeito que sejamos, nada é mais valioso do que ser verdadeiro consigo mesmo, sem máscaras que podem nos sufocar.

imperfeito-robson-gabriel-4

Imperfeito é aquele livro que irá te fazer rir, chorar e vai te mostrar que a empatia pode fazer você desconstruir possíveis preconceitos. Li-o em uma semana, e deu um gostinho de quero mais ao fim da leitura (que eu descobri que ainda terá mais!!! Uhu!)

Quanto a diagramação, os capítulos são bem divididos, mas peca na ortografia, pois há vários erros de revisão. (Entrarei em contato com a editora para avisar sobre isso).


Encontre Imperfeito em:


Elefante pergunta: Você tem outro romance LGBT para indicar?

One thought on “Imperfeito, Robson Gabriel | Resenha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Elefante Voador no Escape 60 "O Lar das Crianças Peculiares"

Thu Sep 29 , 2016
O Las das Crianças Peculiares estreia hoje em todo o país e nós do Elefante Voador vivemos uma experiência para lá de peculiar ontem: nós […]
Bitnami