Como dissemos no post sobre o Teste de Bechdel, iniciaremos uma série de posts sobre o empoderamento feminino nos quadrinhos. A cada semana listamos sete (7) personagens e no fim do mês teremos 28 protagonistas super poderosas! Confira a primeira parte:

1. Jessica Jones

Reconhecida recentemente pela série homônima de sucesso na Netflix, Jessica Jones nasceu nos quadrinhos em 2011. A história da super-heroína aposentada que trabalha como detetive particular traz, além da luta contra o crime na cidade, o incentivo a não tolerar o relacionamento abusivo de Killgrave.

MARVEL’S JESSICA JONES
MARVEL’S JESSICA JONES
Veja também: 10 motivos para assistir Jessica Jones

2. Mulher Maravilha

“”Não cabe a você decidir o que eu faço”, diz a Mulher Maravilha no trailer do filme que estreia em 2017. A super-heroína mais famosa do mundo apareceu pela primeira vez em 1941, criada pela famosa editora americana DC Comics, e até hoje é considerada uma das principais referências femininas no entretenimento.

mulher-maravilha

3. As Empoderadas

Criada exclusivamente por mulheres, a HQ faz parte do selo Pagu Comics e conta a história de três paulistas que se tornam super-heroínas após acontecimentos estranhos na cidade. A obra brasileira foi feita exclusivamente para a plataforma de streaming digital Social Comics, em parceria com a Editora Cândido, com o objetivo de fomentar a produção de quadrinhos brasileiros feitos por mulheres.

as-empoderadas4. Elektra

Criada pela Marvel, Elektra teve sua primeira aparição em 1981. Assassina altamente treinada, executa artes marciais e trabalha sozinha, enfrentando muitos homens em suas batalhas. A personagem já ganhou filme próprio e aparece com destaque na série Demolidor, da Netflix.

elektra

5. Mônica

“Dentuça, eu?” Os quadrinhos brasileiros têm mais uma representante de peso! Mônica foi criada em 1959 inspirada em uma das filhas de Mauricio de Sousa. A personagem de personalidade forte empodera outras garotas há gerações, por meio dos gibis tradicionais, da versão Jovem e das Graphic Novels. Em 2015, a MSP Produções anunciou na Comic Con Experience que a Turma da Mônica vai ter seu primeiro filme live motion em breve.

monica

6. Kate Bishop, Gaviã Arqueira

A Gaviã Arqueira foi membro fundadora e integrante dos Jovens Vingadores (Young Avengers), da Marvel, e seu nome verdadeiro é Kate Bishop. Sua primeira aparição foi em 2005 na HQ Jovens Vingadores #1. Ela é hábil com arco e flecha, mestre em combates corpo-a-corpo, além de ter memória fotográfica.

katherine_bishop_earth-616_020

7. Viúva Negra

Personagem da Marvel Comics, criada por Stan Lee, Don Rico e Don Heck, sua primeira aparição foi em Tales of Suspense #52. Ela já foi espiã russa e antagonista do Homem de Ferro, atualmente, é uma agente da S.H.I.E.L.D e membro da equipe dos Vingadores. Aliás, ela já foi a líder dos Vingadores.

Nos cinemas, a Viúva Negra foi interpretada pela atriz Scarlett Johansson em: Homem de Ferro 2, Os Vingadores, Capitão América: O Soldado Invernal, Vingadores: Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil.

viuva-negra



PS: Essa primeira parte tem referências a lista que foi feita pelo portal de cultura pop Omelete e nós, do Elefante Voador, decidimos agregar outras mulheres poderosas! Afinal, aqui é Girl Power! 

Elefante pergunta: Quais são suas referências femininas nos quadrinhos?


Confira a parte 2: 28 protagonistas nas HQs que inspiram o empoderamento feminino | Parte 2 de 4

mulheres-empoderadas-2

Confira a parte 3: 28 protagonistas nas HQs que inspiram o empoderamento feminino | Parte 3 de 4

mulheres-empoderadas-3

2 thoughts on “28 protagonistas nas HQs que inspiram o empoderamento feminino | Parte 1 de 4

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Labirinto, A.C.H. Smith | Resenha

Sat Oct 8 , 2016
Quem acompanha nosso canal no YouTube deve ter visto o unboxing que fizemos com um exemplar de Labirinto que a Darkside Books nos enviou. ♥ […]
Bitnami