Elefante Recomenda

A Mágica Transformadora do F*, Sarah Knight | Resenha

Um dos livros que gostei muito de ler no último ano foi “A Mágica da Arrumação”, da Marie Kondo, que diz basicamente como manter sua casa organizada apenas com objetos que te dão alegria. Quando me deparei com o livro de Sarah Knight, “A Mágica Transformadora do F*”, fiquei surpresa e instigada, achei que era uma paródia zoeira sobre o livro da Marie Kondo, mas não, é uma paródia muito muito muito válida.

O livro foi um dos lançamentos de setembro da Editora Rocco, parceira do Elefante Voador, e… Nossa! Confesso que devorei o livro em três dias, dei muitas risadas, fiquei pensativa e levei alguns “tapas na cara”. Confira a sinopse e depois a resenha:

a-magica-transformadora-do-fSinopse: Um livro perfeito para os estressados e sobrecarregados de plantão aprenderem a dizer não, sem culpa, para o excesso de obrigações e compromissos desnecessários.

Nesta paródia brilhante do bestseller A mágica da arrumação, de Marie Kondo, Sarah Knight, ex-editora que trocou uma rotina opressora por uma carreira freelance, apresenta um guia prático para quem deseja se livrar de dramas familiares, da exigência pelo corpo perfeito, da opinião alheia e de outras bobagens que tanto consomem o tempo e a mente, sem parecer desagradável, mas praticando a mais límpida e amigável sinceridade.

Uma autoajuda diferente e bem-humorada, ideal para os tempos atuais.

Autor: Sarah Knight
Tradução: Alice Klesck
Formato: 208 páginas | 14×21 cm
ISBN: 978-85-68696-30-9
Assuntos: autoajuda, comportamento


Resenha A Mágica Transformadora do F*:

a-magica-transformadora-do-f-2

Em uma linguagem extremamente divertida, Sarah Knight narra tudo em primeira pessoa. Através das suas experiências pessoais, mostra para quem lê, o quanto nos preocupamos MUITO com as opiniões alheias e como um “f0d*-se” para essas coisas não importantes, pode ser libertador.

Pera lá! Não é simplesmente chegar na pessoa e dizer “Vai se danar” na cara dela. A autora nos conta como fazer isso de uma forma saudável, simples, sincera e, o mais importante, sem mágoas. Nada de ser metida e babaca com as palavras. E, ao fazer isso, você consegue arranjar tempo livre para sua vida, além de fazer coisas que lhe dão prazer, sem se importar com as opiniões alheias.

Você vai parar de se preocupar com todas as coisas que você tem que fazer e começar a focar nas coisas que você quer fazer.

Não só isso, ela mostra que algumas coisas podem incomodar a mim, mas não a você, então, você terá que dar uma vasculhada no seu “celeiro mental” (a sua mente), para poder encontrar o SEU caminho, nada de coisas prontas, ok?! Com isso, ela lista a seguinte ordem de organização:

  • Coisas
  • Trabalho
  • Amigos, conhecidos e estranhos
  • Familiares

Sabendo o que você não quer mais na sua vida, é possível ganhar tempo, energia e dinheiro, para itens que realmente são importantes para você. Inicialmente soa bastante egoísta, mas, pensem bem: se você está feliz e satisfeita consigo mesma, você não irá incomodar o mundo e deixará todos a sua volta felizes também, não acha?

Tempo, energia e dinheiro são coisas que você ganha passando a não dar a mínima. (…) Visualizar seus ganhos libera endorfina em seu cérebro.

Cheio de gráficos explicativos, o livro vai mostrando que você irá se empoderar, e, mesmo recusando a convites, eventos, as pessoas não irão se chatear ou te incomodar, já que É A SUA OPINIÃO. Dessa forma, você terá arrependimento zero, e, a cada dia, ficará em paz consigo mesma (e com o mundo), sem se sentir culpado por não ter feito algo para alguém (que você não queria fazer).

Uma vez que você se sente culpado, você já fracassou em ligar o fod*-se. (…) A culpa não é um sentimento feliz.

A autora nos ensina o método Arrependimento Zero, na qual, ao aplicar nas categorias citadas mais acima, você deixará de ligar para coisas que não são importantes para seu mundo, e mais, você não precisará mentir sobre algo que não quer fazer e também não precisará se desculpar por algo que não condiz com suas políticas pessoais.

Não magoar as pessoas e não ser flagrado numa mentira é a forma mais pura de Arrependimento Zero. Você não tem nada com que se atormentar OU pelo que se desculpar.

Livro super recomendado para as pessoas que não conseguem dizer “não” ou que costumam se desculpar por qualquer situação. E também, para dar umas boas risadas, pois ela reúne várias histórias pessoais e algumas retiradas da internet.

O projeto gráfico está impecável, com gráficos no meio da leitura, e também espaço para fazer suas listas, ou seja, dá para rabiscar o próprio livro, se quiser.

Ainda não fiz os exercícios que ela propõem, mas acho-os super válidos para saber o que queremos da vida, saber o que nos incomoda, e buscarmos a nossa paz interior, sem precisar se desculpar a toa.

E, finalmente, é importante dizer que eu faço isso porque se todos nós nos preocupássemos menos e fôssemos mais felizes e saudáveis, o mundo seria um lugar melhor. Para mim.


Encontre A Mágica Transformadora do F* em:


Elefante pergunta: Você já leu A Mágica Transformadora do F*?

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥