Elefante Conferiu

Uma mensagem de esperança – o que aprendi com um pinguim, Tom Michell | Resenha

Entre os lançamentos da Editora Rocco para o mês de setembro, o Elefante Voador se encantou logo de cara com a capa e a sinopse de Uma mensagem de esperança – o que aprendi com um pinguim, de Tom Michell. O livro traz a belíssima história real de Tom, um professor inglês, que ao passar uma temporada no Uruguai, resgata um pinguim em apuros e isso acaba mudando a vida dos dois para sempre♥. Ficou curioso(a)? Conheça um pouco mais sobre a obra e, em seguida, confira nossa resenha:

mensagemAo resgatar um pinguim de um vazamento de óleo na costa uruguaia, o inglês Tom Michell não imaginou que ganharia um amigo para toda a vida. Recusando-se a ser devolvido ao mar e deixar seu salva-vidas, a desengonçada ave ganha o nome de Juan Salvador e passa a fazer parte do dia a dia de Tom, levando alegria e “uma mensagem de esperança” e amizade a todos que conviveram com ele. Esta é a história real e comovente da inusitada amizade entre um jovem professor de inglês vivendo na Argentina durante o regime militar nos anos 1970 e um pinguim. Um livro de memórias sobre saber adaptar-se e que mostra como a convivência com os animais pode trazer alegria e otimismo, mesmo nos tempos mais sombrios.

Autor: Tom Michell
Tradução: Marcia Frazão
Preço: R$ 34,50
Páginas: 256 pp.
Tamanho: 14×21 cm
ISBN: 978-85-68696-31-6
Assuntos: biografia/memórias/diários, animais / pets
Selo: Bicicleta Amarela


Resenha

Para quem não conhece, Uma mensagem de esperança traz a história belíssima e inspiradora do inglês Tom Michell que, desde menino, tinha vontade de morar na América do Sul. Uma proposta de trabalho como professor na Argentina, torna esse sonho possível ♥.

img_20161023_115016664

Durante uma viagem de férias no Uruguai, Tom acaba se deparando com uma situação horrível: inúmeros pinguins mortos na praia, devido a uma mancha de óleo que os atingiu. Andando nesse cenário triste, Tom Michell acaba encontrando um pinguim que ainda luta pela vida. É aí que as vidas do professor e de Juan Salvador se cruzam pela primeira vez e o destino dos dois muda para sempre.

img_20161027_111854478

Tom decide levá-lo para casa e cuidar dele até que o pinguim esteja completamente recuperado para voltar a natureza. Mas, as coisas não são tão simples assim, pois Juan Salvador acaba cativando o professor e todos a sua volta e pensar em uma despedida fica cada vez mais fora de cogitação. Prepare-se para se emocionar!

Claro, eu não sabia absolutamente nada sobre pinguins no dia em que resgatei um deles na praia de Punta del Este, mas está deplorável ignorância estava prestes a chegar a um abrupto fim.

img_20161023_113406263

Em Uma mensagem de esperança, mais uma vez somos surpreendidos com a capacidade dos animais em transformar a vida das pessoas. Juan Salvador é um verdadeiro exemplo do quanto ainda temos que aprender com essas criaturinhas lindas, sinceras e amáveis. A jornada de Tom Michell e seu pinguim é regada de pequenos gestos de amizade e cumplicidade e isso é um verdadeiro presente ao leitor.

[…] Ele trouxe alegria e otimismo para muitas almas humanas em tempos de angústia e aflição e, desde então, tenho sido iluminado pelas lições ensinadas por Juan Salvador — um pinguim como nenhum outro.

001

Apesar de ser um livro razoavelmente pequeno (256 pg.) levei quase duas semanas para concluir a leitura de Uma mensagem de esperança. Isso porque, durante a narrativa, o autor divaga muito. Sempre que começa a contar alguma coisa, ele vai emendando um assunto no outro, trazendo informações sobre a política e a economia da América do Sul na época, e isso é legal para contextualizar a história, mas sinceramente, eu sentia vontade de pular direto para as partes que falavam de Juan Salvador.

— Eu deveria escrever um livro sobre você.
Juan Salvado olhou para cima.
— Por quê?
— Acho que muita gente gostaria de conhecê-lo — respondi.

Fica a dica de uma história linda, real e inspiradora para alegrar sua vida ♥.


Elefante pergunta: Você conhece uma história tão bonita quanto a de Tom Michell e Juan Salvador?

 

Comente via FB ♥