Elefante Recomenda

Poder Extra G, Thati Machado | Resenha

Como dissemos sobre nossas aquisições de livros da Bienal, a lista é imensa! Uma das autoras que pudemos conhecer pessoalmente, foi a autora Thati Machado. Temos contato com ela, pois participamos do book tour de Com Outros Olhos, e, na Bienal, ganhamos Poder Extra G, num evento da Astral Cultural.

Poder Extra G é um livro que começou na plataforma Wattpad, tem a incrível marca de mais de 1 milhão de leituras e na Bienal do Livro ganhou o formato impresso. Confesso que não tive contato antes com esse livro e olha… Quem dera ter lido antes, viu?!

poder-extra-g-capaSinopse: Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina − e de Nico, de Marcela e de Noah − existe.

Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus 92 quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas, quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras…

“Beleza é um estado de espírito. Espero que todos vocês possam se sentir lindos exatamente como são.”


Resenha Poder Extra G:

Nina é uma mulher que passou por maus bocados no relacionamento com Marco. Ele sempre deixando-a de lado, tirando sua auto-estima, escondendo-a da família e amigos. Fazia isso pois ela não se enquadrava nos “padrões da sociedade”. Como pode um homem todo malhado e popular, querer uma mulher de 92 quilos, manequim 48?

Ao descobrir que Marcos a traia, Nina deixou-o de lado e terminou o namoro. Para amenizar suas dores, resolveu tirar férias em Buenos Aires para ter novos ares. Logo na primeira noite, ela encontra Nícolas. Eles dançam a noite toda e ele confessa: “não gosto de sexo casual”. Nina queria tanto algo sem compromisso e fica com mil pensamentos dramáticos.

Eu não queria me apaixonar. Não estava pronta para isso. (…) Ao contrário de Marco, Nico parece ter orgulho de andar comigo ao seu lado.

Nina e Nico passam a se encontrar diariamente e ele a apresenta para a família. Essa paixão toda parece ser aqueles típicos roteiros de comédia romântica. Entretanto, isso é apenas o começo, vários conflitos e confusões vão surgindo ao longo da trama.

Muito dramática, Nina antecipa suas emoções em várias ocasiões. O fato do livro ser narrado em primeira pessoa, nos mostra a sua ansiedade, “piras”, opiniões e o mais importante, o seu empoderamento! Ela é uma mulher forte, autêntica, não se deixa abalar e não está nem ai por ser fora dos padrões (impostos) da sociedade.

(…)

— Aqui diz que vocês deixam qualquer mulher deslumbrante — informei, enfatizando bem o “qualquer mulher”.

— Bem, sim, mas qualquer mulher até o manequim 44 — devolveu com um sorriso torto. — O manequim da senhorita é fora dos padrões, como deve saber.

Nina ama suas curvas, seu peso, sua profissão, doce de leite, mediallunas e Nico! Aliás, Nico é aquele personagem que você se apaixona, é muito romantismo, sinceridade e várias surpresas que ele apresenta no relacionamento!

poder-extra-g-003

Inicialmente, achei que a história ficaria apenas no romance dos dois, mas Thati Machado nos surpreende. Os coadjuvantes também tem papel importante, temos:

  • Marcela (melhor amiga de Nina),
  • Noah (irmão de Nico),
  • Elena (mãe de Nico e Noah),
  • pais de Nina;
  • Marco (ex-namorado de Nina).

Eles aparecem bastante e ajudam no desenrolar da história.

E claro, a paixão de férias do casal, não ficou apenas nesse período. Mesmo Nina fazendo de tudo para ficar em Buenos Aires, ela volta para São Paulo, mas com os pensamentos na Argentina. E se drama não fizesse parte da vida de Nina, nós não estaríamos falando deste livro, rs. Os pais dela contam sobre seus pais biológicos e Nina fica em choque!

Após alguns dias dessa revelação, Nico faz uma surpresa: vai a São Paulo para ver Nina e conhecer os pais dela. Nisso tudo, eles decidem que Nina irá morar em Buenos Aires com ele.

E a história não pára por ai! Ainda segue com a mudança de Nina (e até de seus pais) para Buenos Aires, depois tem casamento e a filha do casal. E se eu ficar falando mais, vou acabar contando a história toda!!!

A narrativa é muito fluida, que dá vontade de ler sem parar. Além de Nina narrando, também podemos participar dos pensamentos de Nico e Noah, em alguns momentos. Além disso, mesmo o romance sendo o ponto central, as reviravoltas são dignas de uma personagem dramática. E muitas questões que geralmente não são abordadas, aparecem de uma forma muito simples e natural.

Nina passa a mensagem o tempo todo de que mulheres gordas não precisam emagrecer para serem lindas, legais e amadas, elas precisam se aceitar e ser elas mesmas. Ela até faz várias piadas sutis sobre si mesma, mas nada ofensiva. É muito Poder Extra G nesse livro, muito empoderamento feminino 🙂

Noah é um homem trans (nasceu num corpo de mulher), e isso é abordado de uma forma muito simples e natural. Entretanto, mostra desde o preconceito que ele enfrenta até o respeito e amor da família e de Nina, que o fazem querer progredir na vida.

Quanto a parte “quente” do livro foi bem na medida, gostei bastante. É um livro que contém sexo, então, cautela ao recomendar para crianças, por exemplo. 😉

Na parte de diagramação, o livro está bem alinhado, com capítulos bem divididos. Na questão ortografia, algumas palavras e pontuações não passaram por correção. E olha que a Nina é revisora de textos, hein?! 😉

poder-extra-g-002

Livro recomendadíssimo para quem tem auto-estima baixa e para quem quer dar boas risadas com a Nina. Há várias frases lindas nesse livro. E também para quem viveu nos anos 1990 e 2000, pois há várias referências da cultura pop nas falas de Nina. #fikdik

(…) quando encontramos alguém nos apoia incondicionalmente e não mede esforços para estar ao nosso lado, é provável que essa seja “a pessoa certa”.

PS: Fiquei sabendo que terá continuação, chama-se “Singular”! \o/ (Está disponível no Wattpad e logo logo a Thati retira do ar, fique de olho).


Elefante pergunta: Você tem um poder Extra G? 

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥