Universos Afins, Rainbow Rowell | Resenha

A resenha que trazemos hoje é de Universos Afins, da Rainbow Rowell, uma das escritoras favoritas do Elefante Voador onde a protagonista é super fã de Star Wars, mais um tema favorito aqui do blog♥ O livro foi publicado em janeiro deste ano pela Novo Século Editora. Conheça um pouco mais sobre a obra:

Estar numa fila não é uma situação das mais agradáveis. Porém, para a jovem Elena, acampar na frente do cinema só para acompanhar a estreia do mais novo Star Wars é nada menos que uma grande jornada. O problema é que em dias de internet (e compras de ingressos on-line), essa vibe de fila não é compartilhada por muitos outros fãs. Ao chegar ao cinema, dias antes da estreia, só há mais duas pessoas ali acampadas: Gabe e Troy, que entendem a fila como um ritual obrigatório para tornar aquela experiência algo realmente memorável. Universos afins é um saboroso conto geek sobre expectativas e sobre compartilhar paixões. Rainbow Rowell mais uma vez apresenta uma obra inocente e engraçada, com aquela pontinha de nostalgia que nos deixa com um nó na garganta, como há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante.

Edição: 1
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 9788542810349
Acabamento: Brochura/Capa mole
Páginas: 96
Data de Publicação: 01/2017
Subtitulo: Não
Autor: Rainbow Rowell

Leia também: Conheça Universos Afins, novo livro de Rainbow Rowell

Resenha

Quando soube do lançamento de Universos Afins eu fiquei super curiosa para ler. Afinal, todas as obras de Rainbow Rowell que li até agora, foram incríveis… então o que dizer de uma história que tem Star Wars como pano de fundo?

A Novo Século nos enviou um exemplar do livro e minha primeira reação foi um grande susto. O livro é bem fininho e eu estava duvidando que sairia uma história boa dali. A vantagem é que conseguir ler de uma vez só (em pouco menos de uma hora).

E sim, todos os elementos que fizeram com que eu me apaixonasse pela narrativa da Rainbow estavam lá: personagens carismáticos, diálogos interessantes e aquela sensação de “quero mais” ao terminar a história.

Em Universos Afins conhecemos Elena, uma adolescente super fã de Star Wars e que, pela primeira vez, vai enfrentar uma fila na porta do cinema para a estreia de O Despertar da Força. E não é por medo de que os ingressos esgotem nem nada parecido. É pela experiência em si. Para viver a experiência Star Wars. Conhecer outros fãs, fazer parte de uma tradição, viver uma “festa”…

“Sim, pensou Elena, Star Wars. Era disso que esta experiência precisava: mais Star Wars.”

Acontece que ao chegar lá, as coisas não são exatamente como ela imaginou. A começar pelo número de pessoas na fila: apenas duas além dela, Troy, um “veterano” das filas e Gabe, um garoto que não dá atenção nenhuma a Elena. Isso sem contar o tédio, as vontades de fazer xixi nos momentos menos oportunos, o frio, a decepção.

“Se alguém partisse o coração de Elena, Star Wars escorreria lá de dentro.”

Foi bem divertido acompanhar essa jornada de Elena. Ao mesmo tempo em que pensamos: ah, deixa disso, vai pra casa!, também entendemos o lado fã que nos faz criar expectativas e cometer loucuras.

“E aí, quando ficou mais velha, começou a realmente compreender os filmes. Como se eles passassem de algo que Elena podia recitar para algo que ela podia sentir. […] Por mais que Elena mudasse ou crescesse, Star Wars parecia estar lá para ela de uma nova maneira.”

Universos Afins é um livrinho bem bacana. Com um final divertido e que deixa o leitor criar várias possibilidades sobre o que aconteceu depois dali. Rainbow nunca nos decepciona, mesmo quando temos apenas 96 páginas para aproveitar.

#QueroMais


Elefante pergunta: Você já leu Universos Afins? O que achou?

Cintia, 30 anos, é uma das criadoras do Elefante Voador, responsável pela seleção e redação de conteúdo do site, além da cobertura fotográfica dos eventos. Mora em Poços de Caldas/MG), formada em Design Gráfico e atua como diagramadora de livros. Aspirante a escritora, sonhadora, apaixonada por livros, gatos, música pop, pizza e chocolate. Twitter: @superci / Instagram: @cisuperci

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥

  • rudynalvacorreiasoares

    Cintia!
    Não li ainda esse livro, aliás, não li nenhum livro do autor ainda, embora sempre lei as resenhas nos blogs.
    Poder ver uma ambientação pelo cenário de Star Wars e a aventura de elena para participar do evento, deve ser uma leitura rápida e deliciosa.
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.