livro mulheres incriveis

Livro Mulheres Incríveis, Astral Cultural | Resenha

​Quando eu era adolescente, estudava em colégio particular e não haviam muitas pessoas na minha sala. Acreditava que era mais fácil manter amizade com os meninos, já que meninas eram “chatas” e potencialmente minhas “rivais”.

A escola acabou e continuei com esse pensamento. Porém, cada vez mais me deparava com pensamentos e atitudes machistas pelo caminho. Eu queria fazer o que tivesse vontade sem ser julgada apenas por “ser mulher”.

Demorou até que eu tivesse o estalo de que mulheres não eram rivais e que elas deveriam se apoiar e ser amigas, se colocar no lugar da outra, além de ter empatia e sororidade (é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum).

livro mulheres incriveis

Com o tempo me descobri feminista, mas dizer essa palavra apenas, não adianta. É interessante estudar, pesquisar, repensar, conversar com outras pessoas e tentar entender o porquê. Por isso, ler Mulheres Incríveis foi uma experiência inusitada pra mim. Confesso que havia lido poucos livros sobre o assunto feminismo e ao conhecer a história dessas mulheres, percebemos que fomos “abafadas” da história a muito tempo.

Basta perceber que até mesmo no mundo pop, geek e entretenimento, são homens que predominam. Hoje em dia até ouvimos falar mais de mulheres, mas tem algumas que precisam estar com o nome abreviado para ter “crédito” no mercado. Um ótimo exemplo é a J.K. Rowling.

livro mulheres incriveis

Mulheres Incríveis traz a história de 44 mulheres, mas é apenas uma parcela do tanto de histórias que podemos encontrar pelo história. No fim do livro há um sumário dividido por país que indica mais mulheres que podemos procurar. Algumas já escutamos falar, mas tem mulheres que você nem imaginava que existiam. Isso nos remete o quanto a história enaltece bastante os pensadores homens. Eles foram importantes? Claro que sim. Mas, quem nunca sentiu falta de ter uma figura que parecesse com você? Ou uma mulher em alguma profissão especifica que você só vê homens predominando?

Foi uma leitura emocionante. Tem mulheres que morreram e resistiram para fazer história. E a parte triste é que não sabemos disso nos livros de historia. O lado bom disso tudo é que hoje em dia temos acesso a internet, na qual podemos nos conectar (literalmente) a essas histórias todas e nos aprofundar ainda mais.

livro mulheres incriveis

Achei que seria um livro desgastante. Mas a escrita é didática, dinâmica e sem rodeios. E é um daqueles livros que quero mostrar a todos, desde mulheres até mesmo crianças. É um ótimo livro para mostrar as meninas que elas podem ser o que quiserem!

Mais um ponto interessante de Mulheres Incríveis é que aborda mulheres de diversas nacionalidades e tempos diferentes. E isso é de se orgulhar, pois geralmente livros de história (de escola) concentram-se em determinada área do mundo ou época.

Fiquei muito feliz de termos a parceria com a Astral Cultural e ter acesso a esse livro tão incrível. Além disso, a diagramação e as ilustrações de Miriam Klein Stahl estão perfeitas. É um ótimo presente para si mesma e para os outros.

livro mulheres incriveis

PS: o texto parece ser de uma mulher forte e poderosa. No entanto, também o dedico a Cintia, que tem uma determinação incrível quando quer atingir seus objetivos. Sem ela, esse elefante não iria voar o tanto que ele voa hoje! <3


Compre Mulheres Incríveis em:


Elefante pergunta: Quais mulheres incríveis você admira?

Fundadora do Elefante Voador, social media, editora-chefe e redatora do blog. Mora em São Paulo, tem 29 anos, viciada em meias e meias-calças diferentes e adora fazer amizades. Concilia as tarefas do Elefante com o trabalho formal, maternidade e sua rotina caseira.

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥