Elefante entrevista Capivarinha

O Elefante Voador gosta de uma boa ilustração. E como faz tempo que não entrevistamos ilustradores, estamos de volta com uma entrevista muito bacana.

Dessa vez, entramos em contato com a dona da Capivarinha, que, “pra variar”, achamos no instagram ou no facebook (não lembro, rs) e que conquistou nossos corações. Nos conquistou pois além de ter um estilo chibi, ela ilustra personagens que amamos, tem cabelo colorido e estampa as ilustrações em vários produtos. Ou seja, muito coincidência e amor numa pessoa só <3.

Elefante Voador: Quem é a mente por trás da Capivarinha?

Capivarinha: Sou eu, Jéssica Matos, arte finalista a 8 anos. Apaixonadíssima pela área, mal posso ir em algum restaurante que já saio catando o cardápio para olhar o design hahaha. Devoradora de seriados e animações e também sou amante da música.

Elefante Voador: Como surgiu a ideia da marca Capivarinha?

Capivarinha: Fazia um certo tempo que eu estava me apaixonando por “desenhar”, mas sempre com a mente fechada. Ia atrás de desenhar algo realista e acabava não me encaixando muito bem, tentei seguir pela linha de vetores e comecei a ter dificuldades em ter um traço limpo, foi então que comecei a investir em material para exercer melhor minhas “possíveis habilidades”.

Comprei uma mesa digitalizadora e criei um molde chibi bem deformadinho para fazer um auto retrato gordinho, postei no Facebook sem intenção de fins lucrativos. Foi então que surpreendentemente comecei a receber pedidos de “me desenha assim também”, “faz um bonequinho meu assim também”, “também quero hein?!”.

O nome Capivarinha veio de um apelido (carinhoso?!) que meu namorado já tinha me dado para chamar minha atenção quando eu estava nervosa e agitada. Ele dizia: “Ei Capivarinha, se acalma”, “É uma capivara mesmo” e quando queria ser mais fofo ele falava “Capivarinha”. Pensei que esse nome tinha tudo a ver com algo que vinha de mim, foi assim que Capivarinha acabou virando o nome da marca.

capivarinha
Jéssica Matos, ilustradora e dona da Capivarinha

Elefante Voador: Quais as técnicas que você utiliza para criar os personagens? Conte-nos sobre o seu processo de criação

Capivarinha: Hoje eu ilustro as Capivarinhas no iPad Pro com a Apple Pencil, no programa Adobe Draw, é um programa de vetorização.

Eu pego muitas referências do personagem ou pessoa antes de esboçar. Faço um esboço primeiro, depois envio para o cliente (caso seja uma encomenda), se ele der o “ok”, partimos para a finalização do desenho.

Elefante Voador: Como é o processo de criar os personagens baseados em pessoas reais?

Capivarinha: Como eu disse, eu pego muitas referencias antes de esboçar, mas quando é baseado em uma pessoa “real”, sempre faço umas perguntas base como:

  • Preferência da cor da roupa para por na Capivarinha?
  • Qual estilo das roupas, casual? Igual da foto? Social? Jaleco? Armadura?

Hahaha. Sempre procuro pelos traços característicos da pessoa, seja elas na fisionomia ou no estilo.

Elefante Voador: Qual a sensação de ter suas criações em almofadas, bottoms, pôster e canecas?

Capivarinha: Essa sensação é ótima, é como se eles tomassem algum tipo de forma ou vida, como eles saíssem da minha cabeça e virassem algo, é fantástico.

Elefante Voador: Qual seria uma realização profissional que você ainda quer conquistar?

Capivarinha: Ter meu trabalho reconhecido internacionalmente.

Elefante Voador: Qual foi o seu maior desafio até hoje?

Capivarinha: Ilustrar personagens de Terror, trazer eles pro lado Capivarinha. EU AMEI.

Elefante Voador: Conte-nos uma característica marcante do seu trabalho.

Capivarinha: Eu sempre ilustro coisas que amo.

Elefante Voador: Qual a parte mais legal de ter a Capivarinha?

Capivarinha: Pela parte do cliente, acredito que seja poder ver ele em uma outra perspectiva, pelo olhar do ilustrador. Pelo meu lado, a melhor parte é ver a reação das pessoas ao verem uma Capivarinha.

Elefante Voador: Qual a estampa mais legal que a Capivarinha teve?

Capivarinha: Essa é uma pergunta difícil, as minhas preferidas são da sessão Terror, acho que a que mais gosto é do Chucky.

Elefante Voador: Onde podemos encontrar a Capivarinha?

Capivarinha: Pessoalmente na Loja Haze no Shopping Total em Porto Alegre-RS, virtualmente no meu instagram @capivarinha_

Elefante Voador: Vimos que você participou recentemente de um evento geek no RS, como foi a recepção do público?

Capivarinha: Sim, a melhor parte de participar de eventos é encontrar as pessoas pessoalmente. Receber reconhecimento virtualmente é ótimo, mas pessoalmente é emocionante.

Jogo rápido

Um livro: O filho da bruxa
Um filme: IT
Uma música: The 69 Eyes – Never Say Die
Um lugar: Forks
Uma frase: “tô com fome” kkkkk. 
Um personagem: Naruto
Um sonho: conhecer o Till Lindemann
Um hobbie: Música e Biscuit
Geek: Sheldon Cooper
Capivarinha: awntt (sim eu fiz essa expressão kkkkk)

Para quem quiser conhecer a Capivarinha pessoalmente, basta ir em sua loja no Shopping Total, no centro de Porto Alegre, RS.

E para acompanhá-la pelas redes sociais:

Instagram: @capivarinha_

YouTube: www.youtube.com/capivarinha

Facebook: www.facebook.com/CapivarinhaOfficial


Queríamos encher esse post de Capivarinhas, mas esperamos que você entre nas redes sociais dela. Ou fique de olho na nossa fanpage que adoramos compartilhar as ilustrações por lá também.

PS: Já pensou um Elefante Voador estilo Capivarinha? 😉


Elefante pergunta: Qual personagem você gostaria de ver na Capivarinha?

Fundadora do Elefante Voador, social media, editora-chefe e redatora do blog. Mora em São Paulo, tem 29 anos, viciada em meias e meias-calças diferentes e adora fazer amizades. Concilia as tarefas do Elefante com o trabalho formal, maternidade e sua rotina caseira.

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥

  • Alison de Jesus

    Olá, não conhecia o trabalho da Jessica, mas já estou apaixonado por essas fofuras que ela faz. Com todo esse talento não vai demorar para que a carreira dela alavanque. Desejo muito sucesso. Beijos.