As Perfeccionistas, Sara Shepard | Resenha

Em agosto de 2017, a editora Rocco lançou mais um livro da Sara Shepard, autora conhecida por conta de “Pretty Little Liars”. O livro chama-se “As Perfeccionistas“, que por acaso, tem um enredo bem parecido com PLL.

A história se passa em Beacon Heights, em Washington, nos Estados Unidos. Em torno da única escola da cidade, e é uma narrativa para quem gosta da época adolescente típica americana. Tem uma linguagem fácil e é um livro rápido de ser lido. É suspense leve, não nos surpreende no decorrer das páginas, apesar dos fatos que pensamos que irá ocorrer mudem ao longo da trama.

Temos contato com cinco adolescentes (Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker) que tentam desvendar o assassino de Nolan. Nolan era um dos caras mais populares da escola. Ao mesmo tempo que era popular, também era odiado por muitos, por praticar bullying com a galera.

O assassinato de Nolan acontece numa festa que ele promove em sua casa. Justo nesse dia, as cinco adolescentes tentam pregar uma peça no rapaz. Porém, ele está morto no dia seguinte e as pistas ficam em direção a elas. Todas tem algo do que se vingar de Nolan e por isso o “medo” de serem pegas mesmo sabendo que a brincadeira delas não foi nada.

Ao decorrer do livro, vamos sabendo a personalidade mais a fundo das cinco adolescentes e das desconfianças que elas tem sobre o possível assassino de Nolan.

Quando contamos tudo isso, logo nos remete a série ou livros de Pretty Little Liars. Pode ter certeza que você sentirá MUITA coisa em comum. No caso, assisti algumas temporadas de PLL, por isso notei à semelhança. O que muda é o fato de a pessoa assassinada no começo do enredo é um rapaz (e não uma garota como em PLL) e que a narrativa está atualizada. Fala-se de redes sociais, celulares modernos, cantores pop atuais, ao contrário de PLL que foi escrito em 2006 e a série começou em 2010.

Se você não está acostumado a nomes americanos, a leitura pode ser um tanto confusa. Isso tudo porque a construção dos personagens é aos poucos. Por estudarem numa escola, terem hábitos em comum e histórias próximas, distintas e que se cruzam, em momentos de distração, é possível se confundir.

Achei que seria um livro único, sem continuação. E fiquei um tanto decepcionada que terá continuação. Se for que nem os livros da série PLL, não sei se terei paciência ou lembrarei de acompanhar.

Pra mim, foi uma leitura nostálgica. Lembrar tempos de escola, sempre me faz bem. Mas é um livro que não me chama atenção atualmente por conta da divergência sobre meu momento e a idade dos personagens. Além de ser fora da realidade, pois a narrativa é do ensino médio americano, bem diferente do brasileiro.

Quanto a diagramação, a Rocco sempre capricha e não encontramos nada de anormal no livro.


Encontre “As Perfeccionistas” em:


 

Fundadora do Elefante Voador, social media, editora-chefe e redatora do blog. Mora em São Paulo, tem 29 anos, viciada em meias e meias-calças diferentes e adora fazer amizades. Concilia as tarefas do Elefante com o trabalho formal, maternidade e sua rotina caseira.

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥