Elefante Dá a Dica

Flipoços 2018: 5 motivos para não perder o evento

No ano passado, o Elefante Voador foi conferir o Flipoços, que aconteceu entre os dia 29 de abril e 07 de maio no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas/MG (confira aqui). Este ano, estamos contando os dias para a próxima edição do evento e parece que podemos esperar muita coisa boa vindo por aí! Por este motivo, separamos 5 motivos para você não querer perder o evento por nada! Confira:

1. O festival

O Festival Literário de Poços de Caldas, Flipoços, já é consolidado como um dos mais importantes festivais de literatura do Brasil, por trazer a todos acesso facilitado ao mundo dos livros e contato com os escritores, de forma gratuita.

Este ano, a curadoria do evento definiu a temática do festival 2018 baseada em outras formas de conhecimento que tem como pano de fundo, a Literatura: “A Literatura e os outros Saberes” vai dialogar com as várias áreas de saberes como filosofia, culturas milenares, saúde e bem-estar, artes plásticas, ciência e tecnologia, diversidades tendo como alicerce a literatura como formador de todas as expressões universais, promovendo encontros dos mais diversos e profundos, no intuito de celebrar a Literatura em sua forma mais plena, a de promover a liberdade de expressão.

Assim, autores, convidados e profissionais farão parte da programação oficial onde o objetivo é promover reflexão, a troca de experiências e a integração das pessoas fazendo despertar o interesse cada vez maior das pessoas ao fantástico mundo dos livros e da literatura.

2. A Feira do Livro

Quem é apaixonado por livro, como a gente, não resiste a uma boa feira do livro, não é? A Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, foi lançada em 2006 e já conquistou efetivamente seu lugar no Calendário Nacional das principais feiras de livros do Brasil.

Ao todo, serão 80 standes de editoras, livrarias e distribuidoras de livros trazendo lançamentos e promoções (confira a lista completa dos expositores clicando aqui. Além disso, a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas é um importante complemento ao Flipoços, pois o visitante encontra no local todos os livros dos autores convidados do Festival.

3. Convidados

A programação de convidados do Flipoços 2018 está super eclética e cheia de nomes conhecidos e alguns amigos do Elefante Voador! Este ano teremos a presença de vários autores queridos como Antônio Voorhees, Giovanna Vaccaro, Lucão, e muitos outros. Confira a lista completa de convidados clicando aqui.

Para as palestras master deste ano, teremos as presenças de: Davi Arrigucci Junior, patrono do Flipoços 2018; Dani Wambire Manuel Mutimucuio, na Mesa de Literatura Moçambicana; Jorge Caldeira e Mary Del Priore apresentando o tema: Brasil de ontem e de hoje, o que aprender com as nossas histórias; Victor Bonini, Marcos DeBrito e Pedro Almeida, na Quinta-feira Noir – Um encontro da Literatura Policial; Walcyr Carrasco, com o tema Literatura e Dramaturgia; Patrícia Kogut e Artur Xexéo ficam por conta do encontro da Literatura com o entretenimento; Haverá também uma homenagem ao Dia da Língua Portuguesa, com Dani Wambire, Manuel Mutimucuio, Andrea Del Fuego, João Pinto Coelho e Susana Ventura; e a palestra O inferno somos nós, com a Monja Coen (confira a programação completa das palestras clicando aqui).

4. Circuito Pegada Literária

Além das oficinas e atrações diárias no Espaço Cultural da Urca, o Flipoços promove também sessões de cinema, rodas de conversa e oficinas em diferentes espaços da cidade. Entre a programação estão confirmadas oficina de contos e de poesia e música com a escritora Kátia Pino, oficina “Mão em Mosaico”, com a escritora Fátima Coelho. Estão agendadas também oficinas de “Literatura de Terror e Suspense” para pessoas com idades entre 10 e 16 anos com os premiados escritores Victor Bonini Marcos DeBrito e também a oficina “Literatura e Dramaturgia – como começar uma história” com o dramaturgo Walter Macedo Filho. Confira a programação completa do Circuito Pegada Literária clicando aqui. Aaaahhh! Vai ser incrível! ♥

5. Espaço Flipocinhos

O Flipoços tem um espaço dedicado exclusivamente às crianças. Nessa edição, a programação está repleta de ótimas atrações para encantar e despertar nas crianças o gosto pelos livros e leitura! Durante o evento haverá contação de histórias, Intervenção literária, oficinas de Jogos, brinquedos e brincadeiras, palestras e apresentações teatrais! É muuuito amor.

E é claro, mais uma vez o Elefante Voador estará lá para conferir tudo isso de pertinho e contar para vocês como foi essa experiência literária! Esperamos encontrar vocês por lá também! Um abraço. ♥

Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas & Flipoços 2018

Quando?
28 de abril a 06 de maio
Onde?
Espaço Cultural da Urca – Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro, Poços de Caldas – MG
Quanto?
Entrada gratuita. Algumas palestras/atividades master poderão ser trocadas por livros 😉

Para maiores informações sobre o evento e programação completa acesse: www.flipocos.com.


Elefante pergunta: Você já participou de alguma edição do Flipoços?

Você também poderá gostar de:

Cintia, 31 anos, é uma das criadoras do Elefante Voador, responsável pela seleção e redação de conteúdo do site, além da cobertura fotográfica dos eventos. Mora em Poços de Caldas/MG), formada em Design Gráfico e atua como diagramadora de livros. Aspirante a escritora, sonhadora, apaixonada por livros, gatos, música pop, pizza e chocolate.

Twitter: @superci / Instagram: @cisuperci

Comente via FB ♥