Elefante Entrevista

Entrevista com a maquiadora/cosplayer Wanessa Brazil

Durante a pré-estreia de Vingadores: Guerra Infinita, o Elefante Voador teve a oportunidade de conhecer a Wanessa Brazil, uma maquiadora artística talentosíssima de Poços de Caldas, sul de Minas, que está entre os Top 30 no concurso internacional Face Awards!

É claro, ficamos curiosas para conhecer um pouco mais sobre a Wanessa e seu trabalho. Por isso, trouxemos esse bate-papo para os leitores do blog! Confira:

Bate papo com Wanessa Brazil

Elefante Voador: Primeiramente, conta pra gente quem é a Wanessa?

Wanessa: Eu sou uma garota extrovertida, que sempre vivia no mundo da imaginação e criatividade, não cansava e nem se inibia de ser louca rs. Quando criança, apaixonada por desenhar, fazer pinturas. Agora crescida, uma nova paixão: a arte da transformação com a maquiagem. A possibilidade de poder criar e dar vida a monstros, e personagens do cinema.

Elefante Voador: O que veio primeiro: o amor por maquiagem ou por cosplay?

Wanessa: Acredito que sem um, não existe o outro. Meu primeiro cosplay foi há décadas, nem me lembro a data, mas chuto o ano 2009. Uma personagem do anime Elfen Lied, a Lucy. Além da preparação com o figurino do cosplay, na época, eu já sabia que precisava ter uma maquiagem bem feita para completar a personagem. 😉

Elefante Voador: Você já se transformou em aproximadamente quantos personagens?

Wanessa: Uau, não sei dizer! Haha, contando apenas as pastas aonde ficam algumas das minhas makes, já posso dizer que foi em torno (ou mínimo) 65 personagens. 😮 Isso sem discriminar cosplay de maquiagem artística.

Elefante Voador: Qual foi o mais desafiador?

Wanessa: O personagem que criei para o Face Awards, com certeza! Pois no desafio temos apenas 15 dias para planejar, criar gravar e editar a make do tutorial. Eu tive que ficar madrugadas em claro para fazer todos acessórios e preparação para a make! Só de preparo foram mais de 15 horas, fora a própria make, que durou em torno de 6 horas para fazer (cada uma).

Elefante Voador: Qual o tempo médio para uma maquiagem completa?

Wanessa: Depende muito do estilo da maquiagem. Varia de 5 minutos a mais rápida (maquiagem para eventos) a 6 horas a mais demorada que já fiz. Mas conheço casos de maquiadores que ficaram quase 12 horas se produzindo!

Elefante Voador: Algum personagem que ainda não fez o cosplay mas morre de vontade?

Wanessa: Vários! Existem várias makes que fico babando na internet e morro de vontade de fazer haha. Um exemplo é a Mística do X-men e a Nébula do Guardiões da Galáxia. Estou ensaiando fazer a tempos.

Elefante Voador: Qual é a sensação de estar entre os TOP 30 do Face Awards da NYX Professional Makeup?

Wanessa: SURREAL! Imaginar que estou no meio de ídolos da maquiagem, que eu sempre assistia os vídeos e admirava o trabalho, é algo difícil de acreditar. Eu sempre via os vídeos do Face Awards das americanas e babava na produção e dedicação que elas tinham ao fazer suas maquiagens. Agora é a minha vez de dar meu melhor aqui no Brasil!

Elefante Voador: O que a motivou para escolher A Noiva Cadáver? Você imaginava que você teria esse retorno?

Wanessa: A Noiva é um dos meus personagens favoritos do Tim Burton. Sou apaixonada pela animação desde criança. Decidi apostar nesta maquiagem para o concurso, pois já havia feito ela na CCXP de 2017, e lá foi um sucesso! Mal conseguia andar do tanto que os fãs do evento pediam para tirar fotos, e acabei sendo entrevistada pela Warner Brasil, como um dos cosplayers destaque.

Elefante Voador: Conte-nos uma característica marcante do seu estilo de maquiagem

Wanessa: Minha criatividade de improviso! Eu consigo reproduzir vários estilos de técnicas apenas de olhar a foto final. Faço próteses estilo as realizadas nos grandes filmes de Hollywood. Técnicas de pigmentação, iluminação e sombreamento para destacar traços da pele, e a utilização de efeitos tridimensionais para trazer a realidade à maquiagem.. Tudo isso com um toque autodidata.

Elefante Voador: Qual outros artistas você admira ou até mesmo se inspira?

Wanessa: Eu sou apaixonada pelas pituras corporais da Lex, americana que tem o canal no Youtube MadeULook by Lex, e pelas caracterizações de efeitos especiais da Myke, canal Glam&Gore. São minhas ídolos da maquiagem artística no Youtube, e com elas que aprendi vários truques legais e inspirações para minhas próprias maquiagens. Aqui no Brasil curto muito o trabalho do Rodrigo Aragão, cineasta responsável por criar as Fábulas Negras.

Elefante Voador: Como é a visibilidade do seu trabalho em Poços de Caldas?

Wanessa: Meus conterrâneos de Poços curtem muito meu trabalho como maquiadora, e sempre sou conhecida como a mocinha que faz transformações incríveis com maquiagem e pintura. 😀

Elefante Voador: E no Brasil?

Wanessa: Sempre recebo elogios de pessoa de outras cidades, propostas para dar Workshops, e comentários construtivos sobre meu trabalho, mas estou longe de ser famosa haha.

Elefante Voador: Para quem quer ver suas maquiagens de pertinho, em quais eventos você estará presente este ano?

Wanessa: Em Poços de Caldas, certamente no Anime Poços com algum cosplay mirabolante haha. Para quem quer ver de pertinho como é feita a construção de uma maquiagem passo a passo, também pode ir ao FestCine Poços de Caldas no final de Julho, aonde darei um Workshop de maquiagem cinematográfica. E a sagrada CCXP de todo ano em São Paulo no final do ano.

Elefante Voador: Uma dica para quem está começando:

Wanessa: Se inspire! Procure maquiadores com técnicas legais, pratique o que eles ensinam, treine muito, e se divirta com sua criação! A parte mais importante. 😉

Elefante Voador: Deixe um recado para os leitores do Elefante Voador

Wanessa: Agradeço muito pelo carinho de todos e espero que tenham gostado da minha arte ♥ E posso ser pidona? hahaha. Não se esqueçam de entrar no site do Face Awards e votar na minha maquiagem a partir do dia 14 deste mês (maio) *O*.

Jogo Rápido

Um livro: A Menina que Roubava Livros
Um filme: Viva, a vida é uma festa
Uma música: Panic At The Disco – Vegas Lights
Um lugar: Nova Zelândia
Uma frase:Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.” — Paulo Coelho
Um personagem: Tomb Raider
Um hobbie: Desenhar
Um sonho: Ser maquiadora artística no Canadá 😀
Uma conquista: Estar no TOP 30 do Face Awards
Wanessa Brazil: Esta menina extrovertida, criativa, que não tem receio de ser maluca e nem medo de seguir seus sonhos! 

Gostou da entrevista?

Imaginamos que sim, pois nós estamos completamente encantadas! Para conhecer ainda mais sobre o trabalho da Wanessa Brazil, acesse o site oficial: www.makeupbrazil.com.br e acompanhe também pelas redes sociais no FacebookInstagram e Youtube.

E o mais importante!

Não esqueçam de entrar no site www.faceawards.com.br (de 14 a 18 de maio) e votar na Wanessa porque ela arrasa e merece muuuuuito! 😀

Desejamos toda sorte do mundo para você! Somente sorte, pois talento e capacidade você tem de sobra ♥.

Um abraço da equipe do Elefante Voador!


Elefante pergunta: Qual foi sua maquiagem preferida da Wanessa Brazil?

Cintia, 31 anos, é uma das criadoras do Elefante Voador, responsável pela seleção e redação de conteúdo do site, além da cobertura fotográfica dos eventos. Mora em Poços de Caldas/MG), formada em Design Gráfico e atua como diagramadora de livros. Aspirante a escritora, sonhadora, apaixonada por livros, gatos, música pop, pizza e chocolate.

Twitter: @superci / Instagram: @cisuperci

Você também poderá gostar de:

Comente via FB ♥